Nesse contexto, inicialmente atribui-se a responsabilidade aos altos índices de corrupção, que resultam no desvio de bilhões de reais anualmente. De acordo com a CNN, "o Brasil pode perder mais de R$ 20 bilhões por ano com desvios na saúde". Consequentemente, grande parte dos recursos destinados à universalização da assistência à vida na nação é comprometida, gerando um número incontável de mortes. Infelizmente, essa situação ficou mais evidente durante a crise da Covid-19 no Estado do Amazonas, onde ocorreram casos de extravio e descaminho de diversos respiradores destinados a pacientes doentes.
Além disso, é preciso responsabilizar a ineficiente gestão do dinheiro público, como apontado por pesquisas da OMS. "Cada real gasto em saneamento economiza nove em saúde". Destaca-se que melhores infraestruturas de higienização reduzem os riscos de doenças venéreas e contagiosas. Nota-se, porém, que apenas as classes mais favorecidas da sociedade têm acesso a saneamento básico de qualidade, enquanto populações de grandes favelas, nordestinas e ribeirinhas são as mais prejudicadas. Essas mesmas classes são as maiores usuárias do SUS, alimentando um ciclo de negligência estatal interminável.
Dessa forma, é imperativo que o poder Executivo implemente um amplo programa para coibir desvios de verbas e recursos. Isso deve ser realizado por meio de pesquisas científicas para um direcionamento mais eficiente do orçamento, realocando o dinheiro público para aprimorar a gestão do SUS e a infraestrutura nacional. A colaboração da polícia jurídica de todos os estados e da União é essencial para aprofundar as investigações sobre casos de corrupção. Espera-se, com essas medidas, uma melhoria significativa no SUS, garantindo o acesso à saúde para todos os brasileiros, conforme estabelecido na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.