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Por louises
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#113959
A série tailandesa "Garota de Fora" gira em torno de Nanno, uma garota enigmática que age como uma justiceira. Em um dos episódios, Nanno entra em uma escola onde um dos professores abusa de suas alunas, então ela faz de tudo para que ele pague por seus crimes. Apesar do ambiente distópico, os abusos vivenciados pelas vítimas possuem total relação com a realidade em que vivemos. Ainda que seja de extrema importância, o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil enfrenta grandes dificuldades, como a baixa adesão à educação sexual e a falsa imagem popular do abusador.

Primeiramente, é necessário apontar que as escolas brasileiras geralmente não possuem a educação sexual como pauta abordada. Nos casos em que é lecionada, as aulas ensinam sobre métodos contraceptivos, órgãos sexuais e ISTs. Porém, a educação sexual vai muito além do ensino sobre a biologia dos órgãos genitais. Ela é responsável por ajudar os alunos a reconhecer o assédio e a proteger-se dele, ensinando-os sobre seus direitos e sobre seu corpo. Assim, crianças e adolescentes que aprendem isso desde cedo estarão muito menos vulneráveis ao abuso.

Além disso, no imaginário popular, muitas vezes o abusador é retratado como um desconhecido que encontra suas vítimas ao andar pela rua. Mesmo que esse pensamento se mostre verdadeiro em determinadas situações, ele se torna errôneo ao considerar que a maioria dos casos são assim. Uma pesquisa feita em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 40% dos casos de estupro de menores de idade foram cometidos por pais ou padrastos. A pesquisa ainda aponta que outros 37% foram cometidos por irmãos, primos ou tios, o que mostra que o abusador geralmente é alguém próximo à família da vítima.

Em síntese, o Governo Federal deve, por meio do Ministério da Educação, incorporar o ensino de educação sexual nas escolas públicas, a fim de permitir a prevenção e o reconhecimento de casos de violência. Por meio de reformas no currículo das instituições de ensino fundamental e médio, o Governo Federal garantirá maior eficiência ao combate do abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Lauany25
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114061
Bom diaa, a introdução está muito boa, a argumentação do desenvolvimento 1 está boa, porém, é interessante que apresente um repertório, no desenvolvimento 2 pode detalhar mais um pouquinho a questão do estupro por parentes próximos e escrever o fechamento crítico do parágrafo. Na introdução só falta um detalhamento, aconselho detalhar o agente.
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Por OlrenBeat
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#114220
Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você utiliza um repertório sociocultural produtivo ao citar a série tailandesa "Garota de Fora" como exemplo para ilustrar o tema proposto.

No entanto, é importante destacar que sua tese poderia ser mais clara e objetiva. É fundamental que ela esteja presente logo na introdução do texto para guiar o leitor sobre qual será o argumento defendido ao longo da redação.

Você apresentou bons argumentos relacionados à falta de educação sexual nas escolas brasileiras e à falsa imagem popular do abusador. No entanto, seria interessante se você tivesse utilizado dados estatísticos ou exemplos concretos para embasar ainda mais suas ideias.

Além disso, é importante prestar atenção na coesão textual — alguns conectivos poderiam ter sido utilizados para melhor articular as partes do texto.

Por fim, sua proposta de intervenção está adequada aos critérios exigidos pelo Enem: ela é detalhada e contém todos os elementos necessários (ação, agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e seu efeito).

Em resumo, sua redação possui pontos positivos em relação à estrutura geral do texto e ao repertório sociocultural utilizado. Por outro lado, há aspectos que podem ser melhorados em relação à clareza da tese apresentada no início do texto; uso de dados estatísticos ou exemplos concretos; coesão textual; entre outros.

Sua redação contém 9 desvios no total!
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