Primeiramente, é necessário apontar que as escolas brasileiras geralmente não possuem a educação sexual como pauta abordada. Nos casos em que é lecionada, as aulas ensinam sobre métodos contraceptivos, órgãos sexuais e ISTs. Porém, a educação sexual vai muito além do ensino sobre a biologia dos órgãos genitais. Ela é responsável por ajudar os alunos a reconhecer o assédio e a proteger-se dele, ensinando-os sobre seus direitos e sobre seu corpo. Assim, crianças e adolescentes que aprendem isso desde cedo estarão muito menos vulneráveis ao abuso.
Além disso, no imaginário popular, muitas vezes o abusador é retratado como um desconhecido que encontra suas vítimas ao andar pela rua. Mesmo que esse pensamento se mostre verdadeiro em determinadas situações, ele se torna errôneo ao considerar que a maioria dos casos são assim. Uma pesquisa feita em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 40% dos casos de estupro de menores de idade foram cometidos por pais ou padrastos. A pesquisa ainda aponta que outros 37% foram cometidos por irmãos, primos ou tios, o que mostra que o abusador geralmente é alguém próximo à família da vítima.
Em síntese, o Governo Federal deve, por meio do Ministério da Educação, incorporar o ensino de educação sexual nas escolas públicas, a fim de permitir a prevenção e o reconhecimento de casos de violência. Por meio de reformas no currículo das instituições de ensino fundamental e médio, o Governo Federal garantirá maior eficiência ao combate do abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.