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Por Jeochaves
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#112915
" Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Nessa citação, o filósofo brasileiro Paulo Freire aborda a relevância do processo educacional na formação dos jovens. Nesse contexto, enfatiza-se a necessidade de ter um ensino de qualidade para o exercício da cidadania e para sua futura inserção no mercado de trabalho.

Primordialmente, é imperioso analisar as medidas governamentais em relação à educação. De acordo com o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, porém esse preceito não é concretizado na sociedade, uma vez que o Estado não cria medidas voltadas à formação educacional igualitária e que fica comprovado pelos dados de 2017, nos quais das escolas com as maiores notas no Enem, 18% são públicas e 82% são particulares. Dessa forma, é evidente que as autoridades, com urgência, precisam mudar o seu posicionamento diante desse impasse.

Outrossim, é crucial a explorar o efeito da falta de incentivo como outro influenciador do revés. Segundo uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% doa casos de desistência. Diante desse pressuposto percebe-se que existe um efeito "dominó", que faz com que tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de apoio familiar, político e acadêmico contribui para a perpetuação desse cenário caótico.

Por conseguinte, é imprescindível a utilização de metodologias para amenizar os desafios expostos sobre a educação e o seu papel de transformação dos indivíduos e cabe ao Ministério da Educação criar, mediante verbas governamentais, a adoção de inovações como projetos (clubes do cinema, teatro, do livro e entre outros). As escolas deveriam avaliar os alunos na totalidade, incluindo suas predileções e interesses além da sala de aula. De modo de incentivar os jovens a estudarem e, assim, com essa ação, a sociedade brasileira poderá alcançar o bem-estar social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Samara102006
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#113995
oiiê @Jeochaves , tudo bem? Como foi pedido, vou levantar alguns tópicos que observei em sua redação ( lembrando que também estou aprendendo ks ).

- 1° : Seu vocabulário é excepcional e você domina bem o formato dissertativo argumentativo, mas é importante tomar cuidado para não expor as palavras de maneira errada pq isso afetará a coerência do seu texto.

- 2 °: Seu repertório é bastante pertinente, só fica atenta na hora de relaciona- los com o tema, para que a sua argumentação fique bastante clara para o leitor.

- 3 ° : Quando for utilizar o repertório na introdução não coloque ele logo de cara, para não parecer que você está ansiosa para usá-lo. Lembrando que o repertório deve se encaixar no texto de forma que seja imprescindível, mas não de forma forçada, tá bom? :)

- 4 °: Estude um pouco sobre como funciona o tópico frasal e a tese, isso vai ajudar a organizar melhor sua redação.

- 5 ° : Dá uma olhada em vídeos que explicam sobre como realizar a conclusão. Sobre o agente, ação, meio, detalhamento e finalidade.

Considerações finais : Sua redação está bem escrita e tem total coerência com tema, você só deve buscar o aperfeiçoamento nos pontos que citei acima para avançar ainda mais. Lendo e praticando você consegue! <3
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