A princípio, evidencia-se a insuficiência do planejamento escolar. Segundo a Pisa ( Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o Brasil obteve melhoras significativas na prova de matemática entre 2002 e 2012, em média de 68% para 79%. Contudo desde então, os números caíram para 77%. Consoante a isso, os jovens brasileiros que fazem parte da reforma do ensino médio, acabaram priorizando algumas matérias e causando dificuldades em outras disciplinas.
Além disso, é notória a negligência governamental em relação a infraestrutura inadequada para os jovens estudantes. Desse modo, a ausência da estrutura adequada para os discentes, é um problema enfrentado na grande parte do país, por pelo menos 14,7 milhões de alunos . Devido a isso, a juventude estudantil enfrenta dificuldades durante a permanência no ambiente escolar, impossibilitando a permanência deste ensino, pois, estar em um ambiente escolar sem devidas condições estruturais causa um agravamento no bem estar físico e mental dos discentes, levando a degradação educacional no Brasil.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar os problemas em relação à reforma do ensino médio. Dessa forma, cabe o Ministério da educação e cultura (MEC), revogar a reforma do ensino médio, juntamente com a gestão governamental brasileira, criando leis que possam auxiliar na redução de dificuldades e possivelmente à uma revogação. Somente assim, todos terão direitos educacionais igualitários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.