Em primeiro plano, é imperioso destacar que a reforma do ensino médio atendeu apenas os interesses governamentais. Pois, disciplinas como Filosofia e Sociologia — que possuem um papel fundamental para a formação do pensamento crítico e o convívio em sociedade — foram negligenciadas. Ademais, fica implícito que o Estado idolatra uma população que não saiba de seus direitos, para, consequentemente, não consultá-los. Desse modo, os órgãos governamentais poderão permanecer com sua ideologia sem intervenção do povo. Nesse sentido, aplica-se o pensamento de Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".
Outrossim, urge o capitalismo como responsável pelo imbróglio, já que tal tem como prioridade o lucro, não sendo feitos os investimentos necessários para a educação. A precarização dos ambientes escolares, por exemplo, impossibilita um ensino de qualidade. Como Também, o caso de famílias carentes, onde é necessário o abandono dos estudos para trabalhar. Dessa forma, cabe ressaltar a frase de Pitágoras "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens". Portanto, é inadmissível a persistência desse cenário.
Por fim, diante dos problemas supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação, em parceria de interlocutores da informação, por intermédio de apoio financeiro para instituições precárias, palestras e debates incentivando a permanência dos jovens nas escolas. Isso com a finalidade de providenciar uma aprendizagem de eficiência para todos. Desta maneira, certamente, com base no pensamento de Nelson Mandela, o conhecimento mudará o mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada