Em 2011, cerca de 500 haitianos entraram ilegalmente no brasil. Segundo outros dados, o brasil é um dos principais lugares de destino boliviano. A razão, agora, não sendo mais por espontânea atração, mas por refugio, de crises e dificuldades em seus países de origem.
Seja circunstanciado por fenômenos destrutivos de causas naturais, como é o caso dos haitianos, ou por crises econômicas e politicas, sendo o dos bolivianos. Com efeito, todos buscam uma oportunidade de qualidade de vida melhor, nem que seja no mínimo aceitável comparada a realidade que os fez deixar seu pais de origem.
Porem, essa obstante, implica problematizações na sociedade brasileira, já que o país possa não tenha condições de receber tal fluxo. Como houve no Acre, onde a defesa civil, apesar de atribuir alimento, ainda não conseguiu disponibilizar abrigo para os haitianos refugiados.
Apesar de serem estrangeiros especializados e qualificados em profissão, muitos deles ao chegar sem dinheiro, sofrem muito ao batalham por um trabalho e uma vida digna. Isto, não só pela ausência de emprego, mas pela discriminação que enfrentam em uma terra nova, vitimas da xenofobia. A mesma xenofobia que os brasileiros criticavam, do tratamento europeu aos imigrantes, e assim mesmo, sem perceber, estão agindo.
todavia é possível mudar esse quadro, aplicando politicas de integração, para os imigrantes, e para os brasileiros, estes últimos, para lhes propagar um pensamento mais compassivo e empático diante a adaptação dos estrangeiros. Além de programas criados pela gestão pública, com objetivo de desenvolver a empregabilidade não só dos imigrantes, mas de toda a sociedade já brasileira. Afim de assim, ter ainda a imigração como impulsionadora, para movimentar a economia do pais como no antigo brasil agricultor de Giuseppe berdinazzi.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.