Sob essa ótica, a displicência do Estado ocorre no momento em que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania- órgão público que deve garantir, por lei, os direitos impostos na Declaração Universal dos Direitos Humanos- é ineficiente na hora de exercer seu trabalho como quando compactuam com o infeliz salário da profissão. Análogo a isso, o filósofo britânico John Locke predicou em sua vida que os indivíduos devem agir em união com o Governo para que a sociedade tenha sucesso, entretanto nota-se que essa atitude não acontece no Brasil. Assim, a conjuntura agrava-se de forma lastimável não concedendo a valorização dos profissionais docentes.
Outrossim, a má educação familiar enraizada é outro fator relevante para a problemática, uma vez que as famílias nacionais, em sua maioria, não ensinam o estimável valor dos professores e o merecido respeito. Porquanto, são esses especialistas que formam e graduam qualquer futuro indivíduo capacitado. Nesse contexto, o filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau entendia que o homem é produto do meio em que está inserido. Dessa maneira, o teórico explica que o ser humano seguirá o exemplo de vida daqueles com quem convive. Logo, ao ser educado pela família para não dignificar os educadores, o indivíduo crescerá com tal forma nociva e desprezível de viver contribuindo para o entrave.
Infere-se, portanto, que o histórico desafio de se valorizar os professores parte da negligência estatal e da má educação familiar, necessitando de uma solução imediata. À vista desse fato, o Governo Federal deve incentivar o enobrecimento dessa profissão tão importante, por meio de propagandas nas mídias sociais como Instagram, Facebook e Twitter. Tudo com o fito de extinguir a mazela e tornar o Brasil um país melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada