Na obra "O conto da Aia", de Margaret Atwood, é contada a história de uma sociedade distópica baseada no velho testamento, onde cada mulher considerada pecadora é obrigada a ser submissa a um comandante com o objetivo de ter filhos com ele. Embora distópico, a ficção se parece cada vez mais com o que se é vivenciado na realidade brasileira, onde muitas vezes as mulheres são tidas como posse de seus companheiros amorosos além de objetificadas para atender ao sexo masculino e, quando não seguem esse padrão, acabam vítimas de violência e assassinato. Dessa maneira, a segurança e os direitos das mulheres estão ameaçados, o que necessita da reflexão e do enfentramento.
Primariamente, é pertinente notar que a normalização da violência contra a mulher, pela sociedade, faz persistir tal cenário. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, ao haver lesão no corpo em ambiente doméstico, qualquer pessoa pode denunciar. Sob essa ótica, mesmo que haja autorização para queixas independentemente do queixoso ser o afetado, a continuidade dos casos frequentes de feminicídio mostram a aparente decisão da população de que é mais cômodo manter-se inerte diante desses atos violentos e, consequentemente, de um possível assassinato do que agir de maneira a impedir que episódios assim ocorram. Isso desencadeia medo em algumas vítimas de denunciar, por não ter o devido apoio.
Ademais, o negligenciamento do Estado no tratar das denúncias é responsável por ainda haver casos de feminicídio. Segundo uma pesquisa do Fórum Brasileiro de segurança pública, cerca de apenas 20% das mulheres vítimas, em território nacional, procuram a polícia. As outras preferem resolver a sua maneira, por medo de serem mal compreendidas. Sendo assim, é visível a falta de acolhimento adequado em relação a esses casos, além da falta de departamentos de polícia da mulher, especializados para acolher às mulheres nesses tipos de situação.
Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que a indiferença e o assassinato a pessoas do sexo feminino causa. Para que as mulheres possam ter os seus direitos de liberdade e proteção assegurados e todos possam consigam viver em harmonia, é dever do Ministério da Justiça, por intermédio de verbas orçamentárias, criar mais delegacias da mulher, para que possam acolher as vítimas e treinar outras delegacias para estarem prontos em situações que também necessite desse apoio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.