A princípio, é imperativo pontuar a ineficiência legislativa como promotora do problema. Gilberto Dimenstein explica que as leis são inafetivas, o que gera uma falsa sensação da cidadania. Tal inefetividade é nítida nos dados de pesquisas sobre o feminicídio no Brasil, que mostram que cerca de 13 feminicídios ocorrem por dia no Brasil. Sendo inadmissível que tal cenário continue a perdurar .
Ademais, é válido ressaltar as raízes históricas. O passado histórico fundamentado na família patriarcal foi incorporado por alguns homens em suas socializacões, manifestando um comportamento em que o homem acredita ter posse da sua companheira. Esse fato pode ser observado no fato de que muito dos casos de feminicídio são feitos pelos companheiros da vítima.
Assim, medidas são necessárias para diminuir os efeitos desse empasse na sociedade brasileira. Logo, a fim de conter os prejuízos causados pelo feminicídio no território brasileiro, é necessário que o poder legislativo realize a fiscalização de leis já existentes contra o feminicídio, para garanir que os direitos da mulher sejam assegurados. Cabe também ao Ministério da Educação, que por meio das escolas realizem palestras educativas que informem aos alunos sobre o feminicídio, e como ele pode causar diversos prejuízos. Dessa forma, poderá se concretizar a "Utopia" de More na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.