Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#51359
Na série 'Black Mirror', disponível no serviço de streaming Netflix, veem a mostrar em seus episódios diversas situações geralmente causadas pela tecnologia em um futuro não tão distante. Ao longo dos episódios, existe um na qual as pessoas são julgadas e expostas na web por alguma ação desrespeitosa e logo acabam por falecer de modo misterioso. Fora da dramatização apresentada na série Black Mirror é possivel se notar na atualidade essas características: nas redes sociais atualmente as pessoas também são criminalizadas por falas ou ações de mau gosto e acabam por sofrer ataques extremos que acabam gerando problemas de saúde mental ou até pior devido à tamanha exposição.

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que hoje em dia na internet são diversos os casos de pessoas que falam de algum assunto de forma desrespeitosa e acabam sofrendo o famigerado cancelamento. Segundo o artigo "Reflexões sobre a cultura do cancelamento" escrito por Beatriz Bulhões e disponível no site Medium, é mostrado que boa partes das vezes as razões dos cancelamentos não são levados tão a sério ou as vezes são coisas simples que acabam sendo divulgadas de maneira tendenciosa. Assim, no artigo em questão é possível ver como as atitudes são discutidas diariamente de maneiras extremas no mundo virtual e acabam se tornando grandes problemas sem tem o mínimo aprofundamento.

Consequentemente, o usuário julgado acaba desenvolvendo conflitos internos por causa das acusações e ameaças recebidas através do cancelamento. De acordo com Platão: "o afeto ou o ódio mudam a face da justiça", por exemplo, as pessoas tentam procurar por justificativas para a atitude do indivíduo mas acabam destilando ódio sobre este causando confusão ao invés de compreender. Seguindo isto, a pessoa acaba tendo problemas de saúde e mentais devido as palavras da qual são dirigidas a ela. Logo, mostra-se que essa atitude de cancelamento acaba ultrapassando limites e causando sérios problemas desnecessários que poderiam vir a ser resolvidos de maneira diferente.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para melhorar a situação atual. Para se impor limites no pensamento detido pela cultura do cancelamento, urge que o Governo Federal implemente por meio de investimentos em propragandas que incentive ao julgamento não hostil das ações irreverentes do indivíduo, trazendo opções menos agressivas para se resolver a situação sem vir causar problemas para ambos os lados. Somente assim, será possivel manter um ambiente mais saudável no meio virtual da qual seja possível se compreender o que levou o usuário a tomar tal atitude que acarretou no cancelamento sem tomar atitudes drásticas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

A constituição de 1988, documento ju[…]

Promulgada em 1948, a Declaração Uni[…]

A constituição de 1988, documento ju[…]

A Constituição federal de 1988, doc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM