A principal causa da violência contra os idosos é a dependência que esses apresentam para com outras pessoas. Isto se deve, principalmente, por esses sujeitos precisarem de um maior cuidado em decorrência das limitações que a idade apresenta, a exemplo tem-se as doenças e as dificuldades motoras. Em consequência disso, muitas pessoas não possuem a paciência de lidar com essas limitações e tratam os idosos como um “fardo” e com indiferença como no poema “Como se morre de velhice”, de Cecilia Meireles, em que expressa que “Da indiferença deste mundo onde o que se sente e se pensa não tem eco, na ausência imensa”. Logo, enxergam na violência física e moral, além do abandono, como um meio de “cuidar desse problema”.
Diante disso, a dignidade que é prevista pelo estatuto do idoso, art. 3, não é cumprida. Ademais, muitos se sentem coagidos para pedir ajuda ou por não querer prejudicar familiares, preferem sofrer com a violência calados. Em decorrência disso, segundo a câmara dos deputados, 41 idosos tem morrido todos os dias vítimas de violência. Além disso, muitos desses sujeitos sofrem com doenças psicológicas, como a depressão, tristeza, angústia devido ao abandono e indiferença por parte, em muitos casos, de parentes, e com sequelas em seus corpos como marca de queimaduras e de agressões devido à violência, principalmente, doméstica que vivenciam.
Portanto, se torna evidente a adoção de medidas para minimizar as causas e efeitos dos atos de violência contra idosos. Para isso é preciso que o governo federal juntamente com o ministério da educação promova atividades e cursos gratuitos a fim de garantir uma maior independência desses sujeitos. Ademais, que estes agentes também criem campanhas nas mídias sociais evidenciando a importância dos idosos para a sociedade e divulgando o Disque 100 com o intuito de diminuir os casos de violência. Sendo assim, é possível que os idosos sejam mais valorizados e tenham uma velhice saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada