Por Larab
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Em certas culturas, a exemplo da indígena e da japonesa, os idosos são símbolos de sabedoria sobre a vida e a cultura local, sendo respeitados pelos mais novos. Entretanto, esta não é a realidade dos idosos brasileiros visto que muitos sofrem com a violência e seus efeitos. Diante disso, deve-se analisar a dependência desses sujeitos para com outras pessoas e a consequência dos atos de violência que os idosos sofrem nos locais, principalmente nas residências.
A principal causa da violência contra os idosos é a dependência que esses apresentam para com outras pessoas. Isto se deve, principalmente, por esses sujeitos precisarem de um maior cuidado em decorrência das limitações que a idade apresenta, a exemplo tem-se as doenças e as dificuldades motoras. Em consequência disso, muitas pessoas não possuem a paciência de lidar com essas limitações e tratam os idosos como um “fardo” e com indiferença como no poema “Como se morre de velhice”, de Cecilia Meireles, em que expressa que “Da indiferença deste mundo onde o que se sente e se pensa não tem eco, na ausência imensa”. Logo, enxergam na violência física e moral, além do abandono, como um meio de “cuidar desse problema”.
Diante disso, a dignidade que é prevista pelo estatuto do idoso, art. 3, não é cumprida. Ademais, muitos se sentem coagidos para pedir ajuda ou por não querer prejudicar familiares, preferem sofrer com a violência calados. Em decorrência disso, segundo a câmara dos deputados, 41 idosos tem morrido todos os dias vítimas de violência. Além disso, muitos desses sujeitos sofrem com doenças psicológicas, como a depressão, tristeza, angústia devido ao abandono e indiferença por parte, em muitos casos, de parentes, e com sequelas em seus corpos como marca de queimaduras e de agressões devido à violência, principalmente, doméstica que vivenciam.
Portanto, se torna evidente a adoção de medidas para minimizar as causas e efeitos dos atos de violência contra idosos. Para isso é preciso que o governo federal juntamente com o ministério da educação promova atividades e cursos gratuitos a fim de garantir uma maior independência desses sujeitos. Ademais, que estes agentes também criem campanhas nas mídias sociais evidenciando a importância dos idosos para a sociedade e divulgando o Disque 100 com o intuito de diminuir os casos de violência. Sendo assim, é possível que os idosos sejam mais valorizados e tenham uma velhice saudável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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