• Avatar do usuário
#65131
Refugiado é o nome dado àqueles que são obrigados a deixarem seu país de origem por risco de vida,  sendo ele uma guerra,  um desastre natural ou até perseguições. O deslocamento desses emigrados, no entanto, trouxe um fator negativo: a xenofobia. Assim, é necessário entender as causas e formas de manifestação de tal preconceito na sociedade brasileira.
Em primeiro lugar, deve-se conhecer os fatores que levam à aversão aos refugiados. O refúgio se tornou um direito garantido por uma convenção da ONU em 1951, na qual assegura a moradia e o emprego. Por conta disso surgiu a rejeição, os brasileiros afirmavam que esses que fugiam vinham para roubar seus empregos. Prova disso é o acontecido com haitianos em São Paulo no ano de 2015, quando eles ouviram estarem roubando empregos antes de serem baleados por homens em motocicletas.
Além disso, compreender as maneiras de manifestação da xenofobia é fundamental para combatê-la. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos entre 2014 e 2015 houve um aumento de 633% de denúncia de casos de xenofobia. Essa antipatia pode acontecer de diversas formas: discurso de ódio por meio de agressões verbais, generalização dizendo que, por exemplo, por ser muçulmano será homem-bomba ou até em casos mais graves como o assassinato dessas pessoas.
Com base no que foi apresentado, a xenofobia deve ser combatida. Dessa maneira, o Ministério da Segurança deveria fortalecer as leis contra a xenofobia, fazendo com que aqueles que praticam tal crime sejam severamente punidos, diminuindo os casos no Brasil, deixando-o mais seguro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Felipe082 cassiahso chihirukiki vitoriac[…]

╭──────────────╯ ✍ ⌕ 𖨂 Correção d[…]

A cultura de assédio no Brasil

No livro “50 tons de cinza” é a[…]

joenir jheromagnoli cassiahso Higorrair

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM