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Por Vaness4
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (6°) a saúde como inerente á todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a obesidade no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a industrialização de refeições prontas, congelados, embutidos e salgados. Nesse sentido o consumo excessivo pode causar o mau funcionamento dos rins. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jonh Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" Já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a produtividade de alimentos não saudáveis como impulsionador da obesidade no Brasil. O percentual de pessoas obesas são de 6,7%. É notório que esse problema gera indisposição, doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de campanhas contra a obesidade, debates é expondo mais variedade de comidas saudáveis.
Paralelamente, é imperativo a construção de academias públicas. Assim, se consolidará uma sociedade mais saudável, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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