Por Ystephane
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A Constituição Federal de 1988, assegura em deu artigo 6, o direito à alimentação qualificada a todos os cidadãos. No entanto, o território brasileiro se mostra distante da emenda constitucional, dado que, o uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos tem como efeito problemas de saúde e afeta diretamente o meio ambiente.
Pode mencionar, por exemplo, que o uso de substâncias químicas na agricultura se instalou desde o início da Terceira Revolução Industrial, pois, com o avanço da biotecnologia, houve uma necessidade maior de produção para gerar um aumento de lucro, sendo assim, os agrotóxicos como solução. Porém, tal prática adotada até os dias atuais resulta na saúde pública brasileira, em aspectos como doenças cardíacas, respiratórias e o câncer.
Outro fator existente, é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afirma: " O Brasil é o país do mundo que mais utiliza agrotóxicos nos alimentos". Dada essa elocução, torna o problema ainda mais preocupante na questão ecológica, uma vez que, o seu uso excessivo provoca danos ao solo, reduzindo a fertilidade, além de contaminar os recursos hídricos.
Em vista dos argumentos apresentados, é necessário que medidas sejam sancionadas para resolver o impasse. Cabe, portanto, que o Ministério da Agricultura em parceira com os agricultores adote o sistema de tempestividade, no qual tem o oobjtivo de utilizar substâncias orgânicas na produção alimentícia. Todavia, é imprescindível que haja conscientização da população através das Organizações Não Governamentais (ONGs), com o intuito de incentivar a criação de hortas urbanas para o consumo próprio. Desse modo, a agronomia será inofensivo a sociedade canarinha.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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