A princípio, deve-se ressaltar o desgaste que os agrotóxicos trazem ao solo e lençol freático. Nesse sentido, como pontou o cantor brasileiro Luiz Gonzaga que " não posso respirar, não posso mais nadar, a terra esta morrendo, não dá mais pra plantar ". Nesse contexto, o panorama do cantor exemplifica o ocorrido com o solo do território nacional, ja que, a utilização dos agrotóxicos prejudica a fertilização desse meio fazendo com que seja preciso explorar outras áreas e destrui-las constantemente. Com isso, é inaceitável que o quadro pendure em questão no Brasil.
Ademais, diante desse cenário, é imprescindível destacar as doenças que o consumo exagerado de agrotóxicos causa na sociedade. Nesse panorama, como citou Paul Watson, diretor da fundação Greenpeace que " inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente ". Todavia, o descontrole de tais práticas contamina a maioria dos alimentos para a coletividade, que mesmo depois da higienização dos produtos não tirar da sua essência os compostos tóxicos que causam cancer e diversos problemas de saúde. Por isso, é preciso que intervenções sejam evidenciadas.
Evidência- se, portanto, providências são necessárias para alterar esse quadro. Para que isso ocorra o Ministério da Educação juntamente com o Poder Executivo deve desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como profissionais no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre os riscos do uso agrotóxicos. Somente assim, será possível distância tal panorama evidenciado no argumento do teólogo alemão Albert Schweitzer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.