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#37612
De acordo com dados divulgados pela Folha de São Paulo, o número de mortes em presídios foi de ao menos 372 detentos mortos em 2016, já em 2017 houveram 134 mortes na primeira quinzena de janeiro.. Esses números demonstram que o problema do sistema prisional está presente de forma complexa na realidade brasileira. Tendo isso em vista, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de infraestrutura e da falta de investimento.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de infraestrutura presente na questão. A filósofa alemã Hannah Arendt defende que o espaço público seja preservado para que se assegurem as condições da prática da liberdade e da manutenção da cidadania. Ou seja, sem uma infraestrutura pública, o cidadão é prejudicado. Esse aspecto está presente de maneira decisiva no que tange o sistema prisional brasileiro, uma vez que há falta de investimento governamental em sua infraestrutura, o que acaba por dificultar sua resolução.
Outrossim, a falta de investimento ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Sabe-se que a base de uma sociedade capitalista é o capital, como explicam filósofos como Marx. Nesse sentido, para serem resolvidos problemas dentro do contexto capitalista, faz-se necessário investimento financeiro. No entanto, há uma lacuna de investimento na questão do sistema prisional brasileiro, que tem sido negligenciado(a), o que torna sua solução mais difícil de ser alcançada.
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los a áreas que mais necessitam. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, estes órgãos podem criar consultas públicas, nas quais a população interaja e aponte questões como o sistema prisional brasileiro, que precisam ser resolvidos com urgência. Dessa forma, o Brasil poderá superar o sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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