Diante desse cenário, é fundamental pontuar que o agravamento da violência no sistema carcerário deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que se refere à criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, alguns governantes cometem ações ilícitas e desvios de verbas públicas que seriam utilizadas para combater a problemática, ocasionando uma superlotação no sistema penitenciário brasileiro.
Ademais, vale ressaltar o descaso do Estado, principalmente na esfera legislativa como promotor do problema. Conforme o sociólogo alemão Dahrendorf, no livro "A lei e a ordem", a ananomia é a condição social em que as normas reguladoras do comportamento das pessoas perdem sua validade. De forma análoga a esse pensamento, nota-se que as leis que regulamentam os atos no sistema prisional encontram-se em um estado de anomia, pelo fato de serem infringidas, por vezes, sem qualquer punição ao infrator.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na nação brasileira. Desse modo, com o intuito de mitigar à violência no sistema prisional do país, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União - órgão responsável pela fiscalização da aplicação de recursos públicos - direcione capital que, por intermédio do Ministério da Justiça - órgão responsável pela administração pública federal -, será revertido em melhor segurança dentro do presídio e também ambientes educacionais para desenvolvimento intelectual, através de um membro do Conselho Estadual será fiscalizada todo processo de melhorias. Assim, a importante questão poderá ser solucionada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada