Avatar do usuário
Por pheliozx
Quantidade de postagens
#127115
Na obra "A República", o filósofo grego Platão idealiza uma cidade livre de desordens e problemas, em que o povo trabalha em conjunto para superar todos os obstáculos. Fora da ilustre produção literária, com ênfase na sociedade brasileira moderna, percebe-se o oposto das ideias de Platão, visto que o combate à violência no sistema prisional do país representa um obstáculo de grandes proporções. Assim, é notório que esse cenário antagônico é fruto tanto da corrupção no governo quanto das leis aplicadas pelo Poder Judiciário.

Diante desse cenário, é fundamental pontuar que o agravamento da violência no sistema carcerário deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que se refere à criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, alguns governantes cometem ações ilícitas e desvios de verbas públicas que seriam utilizadas para combater a problemática, ocasionando uma superlotação no sistema penitenciário brasileiro.

Ademais, vale ressaltar o descaso do Estado, principalmente na esfera legislativa como promotor do problema. Conforme o sociólogo alemão Dahrendorf, no livro "A lei e a ordem", a ananomia é a condição social em que as normas reguladoras do comportamento das pessoas perdem sua validade. De forma análoga a esse pensamento, nota-se que as leis que regulamentam os atos no sistema prisional encontram-se em um estado de anomia, pelo fato de serem infringidas, por vezes, sem qualquer punição ao infrator.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na nação brasileira. Desse modo, com o intuito de mitigar à violência no sistema prisional do país, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União - órgão responsável pela fiscalização da aplicação de recursos públicos - direcione capital que, por intermédio do Ministério da Justiça - órgão responsável pela administração pública federal -, será revertido em melhor segurança dentro do presídio e também ambientes educacionais para desenvolvimento intelectual, através de um membro do Conselho Estadual será fiscalizada todo processo de melhorias. Assim, a importante questão poderá ser solucionada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
135 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
94 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
106 Exibições
por Alice111
0 Respostas 
54 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
43 Exibições
por scynue
0 Respostas 
209 Exibições
por tom258568
Sistema Prisional Brasileiro
por adriana2571    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por adriana2571
0 Respostas 
59 Exibições
por Helenmariar
0 Respostas 
59 Exibições
por Marianaxx
0 Respostas 
131 Exibições
por Joseraxel
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM