Avatar do usuário
Por Alice111
Quantidade de postagens
#118316
Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros", afirma o escritor inglês George Orwell em seu livro A Revolução dos Bichos. Essa célebre frase, embora escrita no século XX, reflete de maneira contundente a realidade atual dos efeitos do sistema prisional brasileiro. Assim como no livro, onde certos animais da fazenda se consideravam superiores aos demais, no contexto das prisões brasileiras, existe uma hierarquia de desigualdade, onde alguns presos são tratados de forma mais injusta e violenta do que outros. Essa desigualdade é alimentada pelo preconceito por parte dos agentes penitenciários, o que contribui para a formação de presidiários mais violentos.
Primordialmente, é lícito postular que a falta de empatia dos carcereiros para com os detentos colabora com a perpetuidade da mazela. Nesse contexto, a música "Sampa", de Caetano Veloso, traz a frase "é que Narciso acha feio o que não é espelho". Narciso é um personagem mítico que se apaixonou pela própria imagem, e, na música, essa referência simboliza as pessoas que menosprezam outras por serem diferentes delas. Sob essa perspectiva, é notório que tal atitude é análoga ao quadro brasileiro atual, uma vez que os agentes penitenciários, por não receberem o devido preparo para lidar com os presidiários, acabam desenvolvendo e fomentando o preconceito contra eles, influenciados também por estereótipos sociais. Isso culmina em atitudes agressivas e repressivas em desfavor desse grupo marginalizado, que sofrem com a degradação de sua saúde mental e com o aumento dos conflitos dentro do sistema prisional.
Em segunda análise, é válido ressaltar que o comportamento violento por parte dos encarcerados é uma consequência desse cenário. Nesse sentido, a teoria de Eros e Thanatos, proposta pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud, se mostra relevante. Eros representa o instinto construtivo, a intenção de vida e sobrevivência, enquanto Thanatos é o instinto destrutivo e agressivo, sendo controlado pelas convenções sociais. Por esse princípio, é perceptível que tal panorama ocorre em território nacional, especialmente no que diz respeito ao fato de que os prisioneiros recebem um tratamento desumano durante todo o tempo que passam nas cadeias, o que estimula o seu Thanatos, instigando uma personalidade agressiva e hostil. Isso faz com que saiam desse ambiente prisional ainda mais suscetíveis a reincidir na criminalidade, dificultando seu processo de ressocialização e perpetuando o ciclo de violência. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Destarte, infere-se que medidas são necessárias para mitigar esse entrave. Sendo assim, o Ministério da Cidadania, órgão de defesa dos direitos civis, deve assegurar o direito dos encarcerados a um tratamento digno, por meio de programas de treinamento adequado aos agentes penitenciários, a fim de ensiná-los a lidar de maneira mais eficaz com essas pessoas. Isso contribuirá para a formação de indivíduos mais aptos ao convívio social no momento em que forem libertos de suas celas. Quiçá, por meio dessa via, poder-se-ia vislumbrar a possibilidade de o cenário retratado por George Orwell em A Revolução dos Bichos deixar de ser uma realidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
136 Exibições
por LyviaRios
0 Respostas 
94 Exibições
por Joseduardo06
0 Respostas 
54 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
50 Exibições
por pheliozx
0 Respostas 
43 Exibições
por scynue
0 Respostas 
209 Exibições
por tom258568
Sistema Prisional Brasileiro
por adriana2571    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por adriana2571
0 Respostas 
60 Exibições
por Helenmariar
0 Respostas 
60 Exibições
por Marianaxx
0 Respostas 
131 Exibições
por Joseraxel

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM