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#58248
Os romances de José de Alencar, durante a 1°geração do romantismo, como "Iracema", marcaram o século XVIII, uma vez que retratavam marcos da colonização no Brasil, ocasionando reflexões e um pensamento crítico sobre o acontecimento. Com isso é possível perceber que a literatura além de disseminar anseios artísticos, também forma uma sociedade de valores, devendo ser reconhecida.
A ausência de incentivo a leitura, é uma realidade no país, onde se encontram livros por valores inacessíveis a muitos grupos, e escolas que somente apresentam esse hábito em forma de interpretação textual, sem causar debates e análises. Como consequência, os jovens não reconhecem a importância de ler, para o seu crescimento sociocultural, criando-se mais adequos ao senso comum.
Ademais, a literatura instiga o leitor a repensar sobre questões sociais, e valores da sociedade. Como é trazido na obra "Capitães da Areia" de Jorge Amado, que revela o cenário das camadas marginalizadas do nordeste, retratando mazelas como a fome, a desigualdade econômica e a ausência de políticas públicas. Dessa maneira, a leitura ultrapassa o campo ficcional, indo contra a naturalização de problemas sociais.
Contudo, a literatura assume um papel fundamental na formação da sociedade. Para valorizá-la e levá-la à um patamar de maior importância, o acesso as obras deveria ser facilitada e mostrada aos jovens de forma ampla, e como algo que participa do cotidiano, de maneira leve e integrante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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