Em primeira instância,é nítido que os mais velhos são um “poço” de conhecimento e histórias. O filósofo grego, Aristóteles, dizia que “Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos", esse pensamento empirista pode ser verdade mas é necessário que alguém tenha vivido algo antes para passar o conhecimento adiante, essa é exatamente a função dos antecedentes. Esses ensinamentos passados servem para os netos crescerem e se tornarem experientes através das histórias vividas e contadas de seus antepassados.
Ademais, é visível que eles são como um “espelhos” para muitos. Na música “o meu avô” da turma do balão mágico é demonstrado um pouco isso quando é falado: “o meu avô corta fumaça com tesoura de mentirinha, o meu avô é campeão”. nessa citação e no cotidiano, as pessoas vêm eles como um herói digno de inspiração. Por vivenciarem bastante a vida são vistos como modelos a serem seguidos. É comum olhar para um idoso sobrevivente da segunda guerra mundial e pensar que é um vencedor, assim também pensa as crianças quando olham para seus avós após contarem uma história incrível e forte.
Levando em consideração os fatos supracitados, medidas precisam ser tomadas para sanar a possível ausência deles na vida das famílias pois são de extrema importância na comunidade. A família, cujo papel é garantir um melhor ambiente para as crianças, deveria sempre incluir e informar a importância de seus ancestrais para as crianças por meio de conversas e reuniões familiares a fim de inserirem cada vez mais eles. Dessa maneira, serão exemplos e campeões para a vida de seus netos e assim como a música da turma do balão mágico afirma.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada