Avatar do usuário
Por Meireles
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67122
A Constituição federal de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu Artigo 1, o direito à leitura, escrita e a bibliotecas de acesso público. Embora a nação possua uma das legislações mais avançadas do mundo, muito do que nela subtende não se concretiza. Tendo em vista que apesar dos brasileiros possuírem o acesso à educação como direito constitucional, a ineficiência do Estado, associado a desinformação da população, corrobora para os entraves acerca da temática.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a negligência de ação estatal, no que tange a importância da literatura na construção de valores sociais. Nessa perspectiva, a escassez de projetos governamentais que visem à assistência em educação/leitura na sociedade, contribui não só para a decadência de leitores, como também para a precariedade desse setor tão imprescindível. De acordo com os iluministas Diderot D'Alambert, autores da "enciclopédia", a democratização da educação é fundamental no combate a alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos a sua liberdade.
Em paralelo, é necessário salientar a irrelevância da maior parte das pessoas no que se refere ao tema. Dado que, Aristóteles, defendia a importância do conhecimento para a obtenção da pelnitude da essência humana. Para o filósofo e pensador sem a cultura e a sabedoria, nada supera a espécie humana. Desse modo, a humanidade só poderá atingir a plenitude da essência, prevista por Aristóteles, e assim destacar-se das outras espécies, por meio do conhecimento, adquirido principalmente da literatura e também pela cultura.
Portanto, torna-se indispensável intervir sobre o problema. Diante disso, o Ministério da Educação deve intensificar o planejamento de incentivo à leitura, com o objetivo de transmitir conhecimentos literários e culturais, para isso, as escolas/universidades devem ministrar projetos educacionais, como exemplo: "princípios literários", para tal, é necessário um direcionamento de verbas com a finalidade de investir em bibliotecas públicas e gincanas com premiações para os leitores, para mante-los interessados pelo conhecimento. Assim sendo, minimiza o impacto da autocracia e a coletividade alcançará uma formação de valores garantidos pela CF.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
225 Exibições
por Bhmzx
0 Respostas 
173 Exibições
por ludi2nep09
1 Respostas 
90 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
109 Exibições
por guizxix
0 Respostas 
283 Exibições
por Adsonrafael
1 Respostas 
117 Exibições
por RLCarniel
2 Respostas 
311 Exibições
por Kayokrys
1 Respostas 
218 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
93 Exibições
por johtx
1 Respostas 
193 Exibições
por Leite

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM