O ativista Nelson Mandela defende a ideia da educação como uma arma poderosa que existe para mudar o mundo. Analisando tal pensamento, pode-se pontuar a ineficácia estatal perante a educação como medida impulsiva para o crescimento dos índices de desemprego entre os jovens, destacando a falta de investimentos para a devida formação e preparação acadêmica necessárias para o ingresso no futuro profissional. Podendo acrescer também a falta de incentivo por parte do Governo, tendo em vista a escassez de campanhas e palestras motivacionais destinadas aos jovens.
A ideia do sociólogo polonês Zygmunt Bauman de "Instituições Zumbis" vulgo aquelas que não cumprem seus propósitos idealizados com eficácia, pode ser atribuída ao Ministério do Trabalho no quesito, supervisão do trabalho, onde há um erro recorrente nas entidades empresariais com relação à contratação de funcionários jovens, onde as empresas alegam que precisam de pessoa com experiência na área específica. Esse erro gera o questionamento entre os jovens sobre como adquirir experiência sem oportunidades válidas. Tudo isso acaba sendo mais uma desmotivação psicológica para o público juvenil.
Portanto, torna-se conspícuo atenuar a problemática em pauta, pelo fato da mesma contribuir para o regresso do Brasil. Tendo em vista as ideias postas em questão, pode-se citar o Congresso Nacional como peça-chave para resolução do dilema, onde leis de inclusão, desenvolvidas pela Câmara dos Deputados poderiam diminuir o desemprego entre o público jovem brasileiro. Pontuando também o Ministério do Trabalho como principal supervisor das empresas na adesão de programas sociais como "Jovem Aprendiz" e na verificação do cumprimento das normas de trabalho no País. Assim, a população será mais instruída e os desafios joviais em relação ao futuro corporativo não serão mais uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada