A esse respeito, a carência de políticas públicas representa uma das causas do descaso com esse grupo. Na obra cinematográfica "Soul" é apresentado o personagem de um professor, que se mostra insatisfeito com sua profissão devido ao baixo salário e os recursos escassos de que dispõe para trabalhar. A produção visual denuncia a realidade das condições que o educador enfrenta em sua rotina nas escolas e quanto é indispensável oferecer um reajuste salarial evitando dano e desestimulo para esse setor tão crucial no desenvolvimento da nação.
A esse respeito, a Constituição Federal vem nos lembrar, em seu artigo 6°, que a educação é um direito de todos. Esse documento de máxima relevância jurídica, destaca o ensino como pilar na construção da sociedade, sendo sua qualidade proporcional ao crescimento intelectual e prático dos indivíduos que a recebem. Com um aprendizado carente e falho, os futuros profissionais e a comunidade ficam prejudicados. O que vai de encontro aos direitos previstos na Carta Magna brasileira.
Portanto, o Ministério da Educação e o Governo Federal- no exercício de seu papel social- devem oferecer melhores salários e condições de trabalho,em regime de urgência, por meio de reajuste remuneratório e campanhas que visem valorizar o educador e facilitar o cumprimento de sua função. Superando esse antigo obstáculo e garantindo o verdadeiro progresso que a nação anseia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.