Envie sua redação!
  • Avatar do usuário
#44966
De fato, dentro da sociedade brasileira há grande importância social e individual do direito à liberdade de expressão, embora esta liberdade tenha limites.
Primeiramente, há no Brasil elevada importância social e individual do direito à liberdade de expressão. Com o advento da Constituição Federal de 1988 (CF), a liberdade de expressão ganhou força. Vários mecanismos permitiram esta ampliação. Nesse contexto é possível citar um maior engajamento político dos cidadãos, participando mais intensamente nas direções tomadas pelos seus representantes. Ademais, a sociedade possui, atualmente, opções de canais de denúncias para enfrentamento dos muitos problemas vividos, como por exemplo, corrupção, violência policial, crimes de racismo, dentre outros. No aspecto individual, o direito de liberdade de expressão possibilita o exercício pleno da dignidade da pessoa humana, fundamento expresso na CF. Assim, o indivíduo goza de autonomia para abrir discussões nas mais variadas questões, em relação a aspectos sexuais, religiosos, desigualdades sociais, dentre outros.
Por outro lado, o gozo do direito supracitado possui limites. A própria CF trouxe, expressamente, que: É livre a liberdade de expressão sendo vedado o anonimato. O legislador constituinte almejou, com essa limitação, a prática de excessos sem que o responsável pelo atos praticados deixe de ser identificado e assim possa custear os possíveis danos cometidos, bem como, inclusive, responder criminalmente. A liberdade de expressão é um direito que não permite o seu uso com finalidades de causar danos a outros cidadãos e, além disso, há a obrigação do indivíduo se identificar ao exercê-lo.
Dessa forma, há no Brasil elevada importância social e individual do direito à liberdade de expressão, mas que o seu gozo possui limites, possibilitando a punição, identificação dos excessos da prática desse direito consagrado nos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988.
#44975
De fato, dentro da sociedade brasileira há grande importância social e individual do direito à liberdade de expressão, embora esta liberdade tenha limites.
* Introdução muito pequena, tem que contextualizar o tema e trazer sua tese, deveria ter citado os limites

Primeiramente, [ficou estranho > há no Brasil elevada importância social e individual do direito à liberdade de expressão. Com o advento da Constituição Federal de 1988 (CF) < desnecessário], a liberdade de expressão ganhou força. Vários mecanismos permitiram esta ampliação < deveria ter juntado os períodos]. Nesse contexto, [vírgula] é possível citar um maior engajamento político dos cidadãos, participando [evitar gerúndio] mais intensamente nas direções tomadas pelos seus representantes. Ademais, a sociedade possui, atualmente, opções de canais de denúncias para enfrentamento dos muitos problemas vividos, como por exemplo, corrupção, violência policial, crimes de racismo, dentre outros. No aspecto individual, o direito de liberdade de expressão possibilita o exercício pleno da dignidade da pessoa humana, fundamento expresso na CF. Assim, o indivíduo goza de autonomia para abrir discussões nas mais variadas questões, em relação a aspectos sexuais, religiosos, desigualdades sociais, dentre outros < evite esse termo].
* Falta organizar suas ideias, ficou confuso alguns trechos. Faltou concordância e coerência
* Está repetindo muito os termos, faça o uso de sinônimos e pronomes
* Não apresentou os limites


Por outro lado, o gozo do direito supracitado possui limites. [conectivo] A própria CF trouxe, expressamente, que: "É livre a liberdade de expressão sendo vedado o anonimato" [aspas]. [conectivo] O legislador constituinte almejou, com essa limitação, a prática de excessos sem que o responsável pelo atos praticados deixe de ser identificado e assim possa custear os possíveis danos cometidos, bem como, inclusive, responder criminalmente. [conectivo] A liberdade de expressão é um direito que não permite o seu uso com finalidades de causar danos a outros cidadãos e, além disso, há a obrigação do indivíduo se identificar ao exercê-lo.
* Cuidado com a repetição de palavras, termos
* Faltou fazer o uso de conectivos para ligar e organizar os períodos e arrematar o § no final
* Se sua redação for dissertativa-argumentativa, faltou problematizar. Ficou algo mais conceitual, não apresentou tanta tese e argumentação


Dessa forma, há no Brasil elevada importância social e individual do direito à liberdade de expressão, mas que o seu gozo possui limites, possibilitando a punição, identificação dos excessos da prática desse direito consagrado nos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988.
* Ficou uma conclusão superficial, acabou repetindo o § anterior
* Sugiro estudar a estrutura de uma redação: o que deve ter na introdução, no desenvolvimento e na conclusão



Na próxima redação coloque o nome da banca do concurso que irá prestar.
Espero ter ajudado! ;)

Isabela00 Obrigado!!

A constituição de 1988 documento jur[…]

Falar de saúde é sério, imagi[…]

GlendaMorais corrige pra mim por favor.

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM