Primeiramente, há no Brasil elevada importância social e individual do direito à liberdade de expressão. Com o advento da Constituição Federal de 1988 (CF), a liberdade de expressão ganhou força. Vários mecanismos permitiram esta ampliação. Nesse contexto é possível citar um maior engajamento político dos cidadãos, participando mais intensamente nas direções tomadas pelos seus representantes. Ademais, a sociedade possui, atualmente, opções de canais de denúncias para enfrentamento dos muitos problemas vividos, como por exemplo, corrupção, violência policial, crimes de racismo, dentre outros. No aspecto individual, o direito de liberdade de expressão possibilita o exercício pleno da dignidade da pessoa humana, fundamento expresso na CF. Assim, o indivíduo goza de autonomia para abrir discussões nas mais variadas questões, em relação a aspectos sexuais, religiosos, desigualdades sociais, dentre outros.
Por outro lado, o gozo do direito supracitado possui limites. A própria CF trouxe, expressamente, que: É livre a liberdade de expressão sendo vedado o anonimato. O legislador constituinte almejou, com essa limitação, a prática de excessos sem que o responsável pelo atos praticados deixe de ser identificado e assim possa custear os possíveis danos cometidos, bem como, inclusive, responder criminalmente. A liberdade de expressão é um direito que não permite o seu uso com finalidades de causar danos a outros cidadãos e, além disso, há a obrigação do indivíduo se identificar ao exercê-lo.
Dessa forma, há no Brasil elevada importância social e individual do direito à liberdade de expressão, mas que o seu gozo possui limites, possibilitando a punição, identificação dos excessos da prática desse direito consagrado nos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada