Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#68224
zgabiruLGD escreveu:Oi corretores! Espero que vocês estejam bem essa semana. Estou tentando fazer uma redação por semana pelo menos, hoje estou meio cansado, dias dificeis no trabalho, mas ainda sim espero estar evoluindo na redação, se puderem me fornecer mais dicas ou até mesmo alguns conteúdos para melhorar minha redação, vou ser eternamente grato.

@vitoriaca @cassiahso @Gi69 @LariLuiz @Deivid16 @jheromagnoli @chihirukiki

Oiiiiii
Parabénssss pela sua dedicação, realmente é muito difícil conciliar tudo e sentimos que não vamos conseguir, mas vc tá se esforçando e tudo isso será retribuído posteriormente, não desanime!

Vamos pra correção

INTRODUÇÃO:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual tem a principal função de analisar dados provenientes da população brasileira, prevê o aumento significativo de cidadãos desempregados diante os últimos anos. Portanto, tal afirmativa, nos revela a atual condição socioeconômica do país, no qual o número de desemprego tende a crescer ainda mais, afetando grande parte dos cidadãos, desde trabalhadores formais até informais. Diante dessa perspectiva, faz-se obrigatória a análise dos fatores que possam contribuir com esse quadro.

COMENTÁRIOS:
- repertório✓
- contextualização✓
- encaminhamento argumentativo
* Só senti falta de uma maior relação entre introdução e tema. Eu entendi que vc quis dizer que a falta de emprego é um obstáculos para o sustento, mas não foi isso que vc escreveu, e na hora da correção oficial, o corretor só vai contar oq vc de fato escreveu.

DESENVOLVIMENTO 1

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a proporção de efeitos negativos gerados pela pandemia na atualidade, afetando de forma intensa o mercado de trabalho e a economia do país. Segundo Adriana Beringuy, analista da pesquisa por parte do IBGE,”...essa sazonalidade pode estar sendo aumentada pelos efeitos de 2020 sobre o mercado de trabalho.”, contudo, de acordo com esta conjuntura, desconfigura-se vários fatores negativos em relação a população, como o fechamento de comércios e domicílios, a regulamentação severa diante as ruas, afetando principalmente pessoas que trabalham por conta própria e ambulantes, pois as medidas de restrição acaba por si só afetando o país inteiro. Dessa forma, é indubitável que essa problemática permaneça relutante no cenário nacional.

COMENTÁRIOS:
- tópico frasal✓
- Repertório ✓
- Contextualização✓
- Defesa dos argumentos ✓
- fechamento do parágrafo✓

*Atualidades, o problema aqui é, ou vc marca o tempo de maneira bem específica ou não marca.
Pq tipo assim, se um atualidade significa momento atual, se uma pessoa for ler o seu texto daqui 30 anos por exemplo, o momento atual dela não é o mesmo do seu texto. Então sugiro vc colocar o ano mesmo 2021 ou em vez de atualidade "contemporaneidade" pq embora essa palavra se refira ao momento atual, daqui 30, 200 anos, ela vai continuar se referindo a esse momento em que estamos vivendo especificamente. Entendeu?

(Qualquer coisa pesquisa diferença entre atualidade e contemporaneidade)

DESENVOLVIMENTO 2

Ademais, é essencial apontar a situação socioeconômica, a estrutura administrativa e educacional do país, como impulsionador do aumento da taxa de desempregados, a diferença de salários culturalmente desenvolvida durante anos e o número de excessivo de trabalhos informais. Diante de tal exposto, é comprovado como Estado, a sua situação, influencia diretamente na população, onde um certo grau de administração e propostas governamentais e privadas desenvolveria uma melhor economia do país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

COMENTÁRIOS:
- tópico frasal ✓
- faltou repertório para ancorar a sua argumentação
- diante de tal exposto é um conectivo ótimo, mas lembre se de expor seu repertório antes, ou dado.
- fechamento do parágrafo✓

CONCLUSÃO:

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Com isso, é inadmissível que o Governo, por intermédio de investimentos e projetos governamentais perante a estrutura administrativa e trabalhista, faça acontecer o estímulo e o avanço no mercado de trabalho, abrindo mais portas de trabalho para a população e diminuindo os efeitos gerados pela atual pandemia. Paralelamente, é imperativo que haja projetos socioculturais e aplicação de leis severas aos empregadores, para que não haja diferença salarial devido a qualquer tipo de intolerância racial. Desta forma, se consolidará uma sociedade mais equilibrada, onde a população consiga se integrar de forma mais eficiente no mercado de trabalho e na economia do país.

COMENTÁRIOS:
- tópico frasal ótimo mas bastante generalista, não tá errado e nem vai tirar pontos, mas vc pode mostrar mais criatividade de forma simples.
Em vez combater esses obstáculos, opte por "combater os obstáculos relacionados ao (tema)"
- repetição próxima da palavra e uso incorreto da palavra inadmissível (inaceitável)
Vc tá falando que é errado o governo fazer ....

Acredito que a ideia que vc queria é imprescritível (essencial)
É essencial/imprescindível que o governo faça...

* Uso incorreto de palavras tira muito ponto da C1 viu? De preferência as palavras que vc tem certeza do significado e pesquisa palavras novas para aumentar o vocabulário.

- fechamento circular do texto ✓

--Proposta de intervenção--

Agente (1)
Meio/modo (2)
Ação (3)
Finalidade ?
Efeito (4)

Sua finalidade seria abrir mais portas de emprego e tals, mas quando vc marca com gerúndio abriNDO vc transforma a sua finalidade em um efeito, então pra não ter erro, sempre marque a sua finalidade com: " com o intuito de" , "com o objetivo de"




CONSIDERAÇÕES:

sua redação tá bem legal viu? Pelo visto seus esforços então funcionando, parabénssss!
Falta pouquíssimas coisa para serem ajustadas
Procure estudar e pesquisar sobre:

- Estratégias argumentativas
- Estrutura D1 e D2
- Repertórios para argumentação
- Proposta de intervenção

Recomendo os canais:

-Prof Henrique Araujo
- Fada da redação
- Lucas Felp
- Felipe Araujo

Não desista! Vai dar tudo certo no final ❤️
Qualquer coisa estou aqui, espero ter ajudado.
Bjs 💕
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68237
@cassiahso,
Oii, tudo bem?
Vi que já corrigiram, então vou deixar só uma breve opinião:
Sua redação está excelente, ao meu ver. Faltou um repertório e umas palavrinhas inadequadas/erradas como disseram. Mas de resto na minha opinião está showww. Parabéns! Bons estudos 💖💖💖

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68264
@zgabiruLGD, ei!
Espero que esteja tudo certo com você. Peço que não desista e, para te motivar, deixarei uma frase que gosto muito:
"Eu odiei cada minuto os momentos de treinamento. Mas eu dizia: “Não desista. Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão - Muhammad Ali.”
Às vezes nos sentimos fracos e tudo parece pesar nas nossas costas, contudo, saiba que no fim a recompensa será beeem maior que essa carga.

Vi que recebeu algumas correções, então, caso eu chegue mais cedo na próxima, prometo uma análise em outra produção :)
Abraço!
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69218
Oiii, desculpa a demora. :?
Vi aqui que a correção da Lari foi super bem feita, então, como já estou correndo contra o tempo esses dias, vou lhe indicar especificamente materiais de estudo rs.
Um material que indico, pois me fez alavancar na redação, é esse: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Sabendo o que cada competência quer, dito isso pelo próprio ENEM, nos ajuda a elucidar MUITAS coisas. Melhorei principalmente no na COMP V, pois sempre sigo o que está especificado lá:

1) O que é possível apresentar como solução para o problema?
2) Quem deve executá-la?
3) Como viabilizar essa solução?
4) Qual efeito ela pode alcançar?
5) Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?


Sempre lembrando que, como a Lari elencou, "*Busque escrever uma proposta de intervenção completa do que duas meia-boca". Dessa forma, faça uma proposta para um dos argumentos respondendo a todos esses 5 elementos (AÇÃO, AGENTE. MODO/MEIO, DETALHAMENTO, FINALIDADE), e na outra, apenas elabore uma ação mas não se preocupe em ser tão detalhista, o ENEM só corrige uma proposta de intervenção, a mais completa. ;)
Recomendo também que você leia as redações com as maiores notas e perceba como seguem um planejamento textual bem elaborado.

Outra dica, faça seu planejamento textual antes de iniciar a escrita propriamente dita. Saiba o que terá em cada parágrafo, em cada parte do texto. Notei que em alguns momentos você fala sobre algumas coisas mas não as retoma, e isso interfere muito na coerência textual.

Vou colocar aqui o meu planejamento:
INTRODUÇÃO
- Abertura
- Tese
- Apresentação dos argumentos 1 e 2

DESENVOLVIMENTO (1 e 2)
- Tópico frasal
- Referência
- Argumentação
- Finalização do parágrafo

CONCLUSÃO
- Tópico frasal
- Elementos
Ação:
Agente:
Modo/Meio:
Detalhamento:
Finalidade:
- Final (Geralmente faço o que chamo de "final feliz", com uma menção aos meus repertórios utilizados, principalmente o de abertura do texto).

Enfim, espero que seja útil! :D :mrgreen:

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
282 Exibições
por Geiza
0 Respostas 
91 Exibições
por KinseyMaster
0 Respostas 
123 Exibições
por Damarysbg
0 Respostas 
14125 Exibições
por mari101
0 Respostas 
1546 Exibições
por cris2
0 Respostas 
134 Exibições
por AmandaUkichi
0 Respostas 
102 Exibições
por May232
0 Respostas 
70 Exibições
por sofcomp
7 Respostas 
258 Exibições
por Mateus11111
0 Respostas 
166 Exibições
por Lerezende

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM