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#80694
Na série Elite, é retratada a vida de uma personagem que descobre ser portadora de HIV. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na série pode ser relacionada àquela do século XXI; aumento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e a falta de abordagem sobre educação sexual.
Em primeiro lugar, é importante destacar que a educação sexual é um assunto fundamental que, os pais precisam conversar com os filhos, entretanto essa questão ainda é vista como um tabu para muitas famílias.
Consequentemente a falta de orientação sexual dos jovens, dessa forma aumentam as hipóteses dos mesmos contraírem alguma Doença Sexualmente Transmissível ou até mesmo uma gravidez precoce. Em um episódio da série televisa Elite, por exemplo, a personagem Marina era portadora de HIV, mas também engravidou durante a adolescência, pois ela não teve nenhuma direção do assunto com os pais. Paralelamente, muitos adolescentes não sabem a grande importância de usarem preservativos quando iniciam uma vida sexual.
Portanto, medidas devem ser tomadas para combater o aumento de DST's em jovens brasileiros. É dever do ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde promover palestras nas escolas sobre educação sexual, para os jovens aprenderem a importância de usarem preservativos. Para assim, mudar a realidade dos jovens brasileiros, onde casos como o de Elite serão raros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#81303
Na série Elite, é retratada a vida de uma personagem que descobre ser portadora de HIV. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na série pode ser relacionada àquela do século XXI (por quê? coloque algo mais aqui, ficou vago);(aqui deveria ter um ponto) aumento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e a falta de abordagem sobre educação sexual (tente montar um período mais didático, observe o exemplo que vou colocar aí em baixo).
Exemplo: "Logo, a falta de abordagem sobre educação sexual e suas consequências devem ser discutidas".

Em primeiro lugar, é importante destacar que a educação sexual é um assunto fundamental que, os pais precisam conversar com os filhos, entretanto essa questão ainda é vista como um tabu para muitas famílias (por quê? como você sabe disso?).
Cada parágrafo de desenvolvimento deve conter: tópico frasal, repertório sociocultural, argumentação e conclusão interna. Nesse parágrafo, você colocou apenas o tópico frasal. Lembre-se, você sempre deve colocar um repertório para sustentar suas afirmações, sem isso a sua argumentação fica sem sustentação. Depois que colocar o tópico frasal e o repertório, pergunte para si mesma: por quê essa falta de educação sexual contribui com o aumento das DSTs? Será por que os jovens não têm instrução e conhecimentos para saberem se prevenir? Isso você quem irá dizer.

Consequentemente a falta de orientação sexual dos jovens, dessa forma (conectivo desnecessário) aumentam as hipóteses dos mesmos contraírem alguma Doença Sexualmente Transmissível ou até mesmo uma gravidez precoce. Em um episódio da série televisiva Elite, por exemplo, a personagem Marina era portadora de HIV, mas também engravidou durante a adolescência, pois ela não teve nenhuma direção do assunto com os pais (recomendo que não utilize esse repertório falando da gravidez, foque mais nas doenças sexualmente transmissíveis). Paralelamente (conectivo inadequado), muitos adolescentes não sabem a grande importância de usarem preservativos quando iniciam uma vida sexual (ok, mas por quê eles não sabem? as DTSs e a gravidez precoce são consequências da falta de educação sexual, certo? mas o que essas doenças causam na vida desses jovens? como eles se sentem quando contraem alguma dessas doenças? como a sociedade reage nessa situação?).

Portanto, medidas devem ser tomadas para combater o aumento de DST's em jovens brasileiros. É dever do Ministério da Educação (AGENTE), em parceria com o Ministério da Saúde, promover palestras nas escolas sobre educação sexual (AÇÃO), para os jovens aprenderem a importância de usarem preservativos (FINALIDADE). Para assim, mudar a realidade dos jovens brasileiros, onde casos como o de Elite serão raros.
O parágrafo de conclusão deve conter uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que tenha os seguintes elementos:
AGENTE - quem?
AÇÃO - o quê?
MEIO - como?
FINALIDADE - para quê?
DETALHAMENTO - escolha um dos elementos acima para dar uma explicação mais detalhada.



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