Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por Joesia
#27714
Notícias falsas em rede
As notícias falsas ou popularmente conhecidas Fake news,está se tornando um problema cada vez mais difícil de combater,visto que nossa legislação não prevê pena pra esse tipo de crime,apenas para notícias falsas em rádio e televisão. Um dos grandes problemas,também é como nossa população consome informações,uma grande parcela da população busca informações por aplicativos de mensagem e redes sociais, aliás,empresas como o Facebook e Whatsapp são um dos meios que mais se propaga notícias falsas.
Dados levantados pelo jornal Estadão diz que mais de 44% da população não tem o hábito da leitura e uma grande parcela lê,mas não entende o que leu. Pessoas que não leem e não sabem interpretar um texto,não tem capacidade de criar uma visão crítica,um discernimento do que pode ser falso,o que pode ser uma ideia se passando por tese,e o que pode ter um interesse político se passando por verdade. Notícias falsas em tempos de pandemia espalha mais o pânico,e é preciso tomar medidas pra nos proteger.
Mas o que podemos fazer? Uma das medidas seria ficar mais atentos a conteúdos que repassamos em redes,sempre procurar sites confiáveis pra nos informar. Ficar atento a títulos muito apelativos do tipo: "Urgente" "A mídia não quer que você saiba" etc. Pois,por mais que um sistema de fake news seja bem articulado, é necessário uma pessoa física pra continuidade a "teia".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por Anna1
#27737
Oi, @Joesia , vou corrigir a sua redação.

Introdução

repetição

As notícias falsas ou popularmente conhecidas Fake news,está[estão] se tornando[tornando-se] um problema cada vez mais difícil de combater,visto que nossa legislação não prevê pena pra esse tipo de crime,apenas para notícias falsas em rádio e televisão. Um dos grandes problemas,também é como nossa população consome informações,uma grande parcela da população busca informações por aplicativos de mensagem e redes sociais, aliás,empresas como o Facebook e Whatsapp são um dos meios em que mais se propagam notícias falsas.


- Sua introdução não atende a todos os requisitos solicitados pelo ENEM.
- Você repetiu muitos termos e expressões, procure utilizar sinônimos.
- Sua tese não está bem explicitada.
- Você não apresentou seus argumentos.


Desenvolvimento

Dados levantados pelo jornal Estadão, dizem que mais de 44% da população não tem o hábito da leitura e uma grande parcela lê,mas não entende o que leu. Pessoas que não leem e não sabem interpretar um texto,não tem capacidade de criar uma visão crítica,um discernimento do que pode ser falso,o que pode ser uma ideia se passando por tese,e o que pode ter um interesse político se passando por verdade. Notícias falsas em tempos de pandemia espalham mais o pânico,e é preciso tomar medidas pra nos proteger.

- Repertório convincente, mas poderia ser algo mais ligado ao tema.
- Pouca argumentação e muita exposição de fatos e informações.
- Carência de conectivos.
- Apresentou apenas um parágrafo de desenvolvimento (o ideal são dois).


Conclusão

Mas o que podemos fazer? Uma das medidas seria ficar mais atentos a conteúdos que repassamos em redes,sempre procurar sites confiáveis pra nos informar. Ficar atento a títulos muito apelativos do tipo: "Urgente" "A mídia não quer que você saiba"[ação] etc. Pois,por mais que um sistema de fake news seja bem articulado, é necessário uma pessoa física pra[para] dar continuidade a "teia".

- EVITE utilizar 1ª pessoa. Apesar de você ter que expôr o seu ponto de vista, isso deve ser feito de forma impessoal.
- Apresentou proposta com apenas um elemento válido (ação).
- Faltou o agente, a ação, a finalidade e o detalhamento.



:arrow: Para obter mais informações acerca de como elaborar uma redação, recomendo que dê uma olhada na cartilha do participante do ENEM, disponibilizada no site do INEP.
https://enem.inep.gov.br/antes#conheca-o-enem

Nos primórdios da evolução da[…]

A violência no Brasil

A violência no Brasil está aumentando[…]

A sociedade e a polícia sempre apresentaram[…]

Um conselho para você, estudante

Jeniffeeee , ke isso, a opinião de qualque[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM