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Por sixthero
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#41747
Oi, @Weslley297! Aqui está sua correção.

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Comentários


A partir da revolução industrial Revolução Industrial (1), diversos povos passaram por profundas transformações não só econômicas como, principalmente, tecnológicas. Nesse contexto, embora a realidade brasileira atual apresente contornos específicos, ainda é possível visualizar esse legado presente na questão da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Sob essa óptica, percebe-se a configuração de um grave problema, em razão não só da base educacional precária, mas também devido à falta de debate.

Erros sinalizados:
revolução industrial:
eventos históricos, documentos, leis... coisas assim devem ser iniciadas por letra maiúscula. erro de grafia.

Sobre o parágrafo: já vi, pelos comentários anteriores, que você utilizou um modelo. Um problema do modelo, para mim, além do fato de muita gente ter acesso a ele e isso tornar sua redação um pouco genérica, é o engessamento do autor. Aqui, por exemplo, não há uma relação tão bem estabelecida entre o repertório e a sua tese/recorte do tema. Veja, você diz que o legado da Revolução Industrial - as mudanças tecnológicas - é visível hoje... mas de que forma? negativa? positiva?você não problematizou adequadamente o repertório e somente o aplicou ao tema, esse artífico só deixou notório que um modelo está sendo utilizado. Você disse, em outro comentário, que escrever é um dom... no fim da correção falamos disso. Bem, fora esses aspectos que citei, boa introdução! Meu único problema foi com a inserção do tema no repertório mesmo.


Em primeiro plano, vale salientar, (2) que a base educacional precária é uma grande dificultadora para a resolução do problema. Nessa perspectiva, consoante o filósofo Emmanul Kant, o ser humano é resultado daquilo que a educação fez dele. Nesse viés, entende-se que, (3) se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Portanto, no que tange a à (4) questão da manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na internet, observa -se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido com seu papel no sentido de reverter o problema.

Erros sinalizados:
(2): essa vírgula modifica a função do que que se segue. Para obter o sentido que você desejou empregar, esse que deveria ser uma conjunção integrante; ao colocar a vírgula, você o transforma em pronome relativo, um termo que não deveria estar aqui. erro de pontuação.
(3): você inverteu uma oração subordinada condicional se há um problema social, vírgula necessária para concluir o isolamento.
a: a expressão no que tange exige a preposição a. Como o termo que se segue (manipulação) é feminino e exige artigo, aqui deveria haver uma crase. no que tange a + a manipulação = no que tange à manipulação.

Sobre o parágrafo: aqui eu consigo enxergar mais um problema do modelo. A argumentação não é tão bem aprofundada, é superficial, e o tema é citado bem ligeiramente, quase como se não fizesse parte do texto. Veja, você diz que a escola não cumpre seu dever de reverter esse cenário, mas como ela faria isso? o que ela não faz? o que ela faz que contribui para o problema? essa argumentação, que entra no tema e contextualiza o seu repertório, não é corretamente feita.


Além disso, outra dificuldade enfrentada é a falta de debate. Nesse sentido, o filósofo Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que um problema como o da manipulação do comportamento dos usuários seja resolvido, faz-se necessário debater sobre. Entretanto, nota-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a sua chance de atuação resolução (5).

Erros sinalizados:
atuação: escolha vocabular imprecisa. atuação de quem? parecia que você estava se referindo ao problema.

Sobre o parágrafo: mais uma vez, argumentação não foi suficientemente aprofundada.


Por tudo isso, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Para que isso ocorra, o MEC (agente), (6) juntamente com o Ministério da Cultura, (7) devem deve (correção decorrente da correção) promover palestras para alunos do ensino médio (ação), por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialistas no assunto (meio). Tais ações devem ser webconferenciadas nas redes sociais do ministério (detalhamento), com o objetivo de trazer mais lucidez ao tema e atingir um público maior (efeito). Talvez, assim, seja possível que o ser humano possa desprende-se das amarras da tecnologia e alcançar uma vida melhor (detalhamento por efeito do efeito).

Erros sinalizados:
(6) e (7): locução adverbial juntamente com o Ministério da Cultura foi invertida. Vírgulas deveriam isolar esse trecho.

Sobre a proposta: possui os cinco elementos, parabéns! Só senti falta do problema ter sido citado/retomado aqui. Esse parágrafo ficou um tanto isolado por isso.

No geral, o texto está muito bom! Poucos desvios, 160 na C1.; os repertórios dos desenvolvimentos foram bem contextualizados, 200 na C2; argumentação um tanto superficial, 160 na C3; repertório de elementos coesivos bem diversificado, ainda que o texto pareça um pouco desconectado por se tratar de um modelo, 180 na C4; proposta com os cinco elementos, 200 na C5.

É isso, espero que minha correção tenha te ajudado! :D

Agora, falemos sobre o "dom" de escrever. Talvez, em questão de criatividade, escrever seja sim um dom. Mas isso se aplica quando falamos de textos literários (poemas, sonetos, ficções...), e mesmo aí eu acredito que a prática pode te gerar resultados satisfatórios. Digo isso porque, por muito tempo, também acreditei que escrever era um dom e que simplesmente não servia para mim, acabei me apegando mais às ciências exatas devido a isso, também. Eu ficava tão insatisfeita com o que escrevia que chorava de vergonha caso alguém tentasse ler, essa situação se repetiu bastante até ano passado. Hoje, graças ao meu professor de redação e ao site em si, não tenho mais vergonhas dos meus textos - tanto é que os posto aqui, para que qualquer um possa ver e dar sua opinião -, então eu digo, com certeza: fico muito feliz que escrever não seja um dom e que tive pessoas que me ajudassem com minha melhora. Não tenho nada contra modelos - longe disso! -, mas ainda acredito que, criar seu próprio modelo, seu próprio jeito de escrever, ainda é melhor. Ainda é mais seguro. Ainda é mais satisfatório. Era só isso que queria te dizer. Se você precisar de ajuda com a sua escrita, seja em questão de gramática, seja em qualquer uma das outras competências, pode me mandar uma mensagem privada. Estou aqui no site justamente para contribuir para o aprimoramento de outras pessoas, assim como fizeram meus professores e os outros usuários.

Espero ansiosamente pelo seu próximo texto!

NOTAS
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 180
C5: 200
= 900

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
0
Por Weslley297
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#41788
@sixthero,
Muito obrigado pela sua avaliação, percebi que tenho que melhorar meu modelo. E necessito estudar gramática mais um pouco kkk
Estou surpreso com a nota que recebir. Obs: pra quem tirou 600 em 2018, está nota é perfeita. Vou seguir as suas dicas e tentar melhorar meu modelo no sentido da argumentação. Que notei que está rasa, assim como você citou. Prometo que a minha próxima redação será melhor que essa! Desde já, agradeço pela gentileza e Boa vontade...
Creio que irei conseguir um pouco desse "dom para escrever redações. ;)
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