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Como já dizia Oscar Wilde, "a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação", sendo assim importante a conscientização de um bom investimento na formação de professores, pois é visto o quão escasso está. Dessa forma, é relevante que as instituições de ensino prezem pelos estudos dos docentes, para que possam passar o conhecimento adquirido aos alunos, além do Ministério da Educação (MEC) que invista em melhores condições educacionais.
Primeiramente, é notório o quanto as escolas e faculdades apresentam educadores com pouco estudo, principalmente em relação aos deficientes, como os surdos. Desse modo, sendo necessário que esses meios instrucionais ofereçam uma melhor capacitação a esses profissionais, a fim de que haja acolhimento a essa parte da população, pois como Immanuel Kant acredita, "o homem é aquilo que a educação faz dele".
Outrossim, o MEC deverá depositar o capital no sistema de ensino, visando o aprendizado dos discentes, até porque sem a utilização do dinheiro torna-se difícil o progresso. Dessa maneira, agregando este a estruturação de novas tecnologias e livros, assim tendo a criação de cidadãos habilitados e competentes.
Dessarte, medidas devem ser tomadas para solucionar esse impasse. Entretanto, deve-se cumprir as leis já existentes que garantam o preparo com excelência. Portanto, sendo imprescindível que os órgãos de educação, como o MEC, já citado antes cuide dessa situação, podendo integrar medidas efetivas, como a qualificação dos lecionadores e discípulos, através de palestras e cursos para os professores, com intuito de que haja o interesse de ambos e obtenção de aptidão. À vista disso, haverá um país com alto índice educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Redação ENEM 2021

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