A população idosa no Brasil tem aumentado ao longo dos anos devido aos constantes avanços da Medicina, desenvolvidos para fazer com que as pessoas atinjam a longevidade cada vez mais "rápido" e com mais qualidade de vida.
Os idosos também estão entre os grupos que mais praticam exercícios físicos e fazem dietas com baixo teor de carboidratos (ou "low carb"), gorduras, sódio e açúcares.
Entretanto, ainda há uma parcela significativa de pessoas nessa faixa etária que sofrem com problemas de saúde, como: diabetes e hipertensão e problemas de segurança pública.
Isso precisa ser mudado urgentemente, de modo gradativo, a fim de não causar grandes impactos à estrutura econômica vigente e garantir uma subsistência digna a cidadãos a partir dos sessenta anos.
Uma das medidas do governo para solucionar essa questão foi a construção de Ati's (Academias da terceira idade), também é possível observar a construção de novas unidades e centros de terapia intensiva, o surgimento de vários produtos mais saudáveis no ramo de produtos industrializados e serviços voltados para quem é mais atlético; sem esquecer de aumentar o policiamento nas ruas e continuar cuidando dos jovens e das crianças, incluindo a população economicamente ativa, aumentando assim, as ofertas de emprego, saúde e educação de qualidade, o que prolonga a vida dos mais idosos e auxilia quem não possui essa idade a atingí-la com mais dignidade e certeza de um futuro melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.