• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66323
Os desafios de um envelhecimento saudável no Brasil

A população idosa no Brasil tem aumentado ao longo dos anos devido aos constantes avanços da Medicina, desenvolvidos para fazer com que as pessoas atinjam a longevidade cada vez mais "rápido" e com mais qualidade de vida.
Os idosos também estão entre os grupos que mais praticam exercícios físicos e fazem dietas com baixo teor de carboidratos (ou "low carb"), gorduras, sódio e açúcares.
Entretanto, ainda há uma parcela significativa de pessoas nessa faixa etária que sofrem com problemas de saúde, como: diabetes e hipertensão e problemas de segurança pública.
Isso precisa ser mudado urgentemente, de modo gradativo, a fim de não causar grandes impactos à estrutura econômica vigente e garantir uma subsistência digna a cidadãos a partir dos sessenta anos.
Uma das medidas do governo para solucionar essa questão foi a construção de Ati's (Academias da terceira idade), também é possível observar a construção de novas unidades e centros de terapia intensiva, o surgimento de vários produtos mais saudáveis no ramo de produtos industrializados e serviços voltados para quem é mais atlético; sem esquecer de aumentar o policiamento nas ruas e continuar cuidando dos jovens e das crianças, incluindo a população economicamente ativa, aumentando assim, as ofertas de emprego, saúde e educação de qualidade, o que prolonga a vida dos mais idosos e auxilia quem não possui essa idade a atingí-la com mais dignidade e certeza de um futuro melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM