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Por Vivianolix
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Apesar de assegurado no 5.° Artigo da Constituição Federal, o direito do idoso à igualdade social ainda enfrenta desafios no Brasil. Deve-se isso ao fato de haver preconceitos com o envelhecimento que influenciam na negligência dessa garantia constitucional, além de ocasionar a exclusão, falta de acessibilidade e violência contra essa parte da população. Nessa perspectiva, torna-se importante analisar os elementos que motivam e os efeitos dessa problemática na sociedade brasileira.

Primeiramente, é importante ressaltar que apesar de envelhecer ser parte da natureza humana, a população ainda relaciona esse processo a estereótipos negativos. Isso acontece devido a uma associação ignorante e preconceituosa de adversidades, como fragilidade, falta de autonomia e debilitação da saúde, ao envelhecimento, fortalecendo assim crenças improcedentes. Tal ideia pode ser respaldada na frase "o preconceito é opinião sem conhecimento." do Filósofo francês Voltaire, a qual reflete sobre a naturalização do desconhecimento que de contrapartida gera a discriminação.
Pontua-se, consequentemente, que o subproduto da ignorância contra a pessoa idosa é a violência. Isso acontece a medida que a população mais velha, não só é negligenciada e considerada um estorvo, mas também violentada de inúmeras formas pelos responsáveis em zelar por seu bem-estar. Prova disso, é que segundo O Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos (MMFDH), 87% dos casos de violência contra o idoso ocorre na sua residência e os autores desse crime são, na maioria das vezes, seus cuidadores.
Fica claro, portanto, a necessidade de reverter o quadro de preconceito e violência contra o idoso no Brasil. Para isso, o Ministério Público deve promover ações que visem alertar a comunidade sobre a discriminação contra os mais velhos, através de propagandas, palestras e debates que influenciem na naturalização do envelhecer, além de viabilizar e facilitar as denúncias de abusos e agressões contra essa parte da população, a fim de que se tenha uma sociedade mais igualitária.
 
 
 
 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por Vivianolix
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Oi, alguém pode corrigir para mim ? Grata desde já!
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