Primeiramente, é importante ressaltar que apesar de envelhecer ser parte da natureza humana, a população ainda relaciona esse processo a estereótipos negativos. Isso acontece devido a uma associação ignorante e preconceituosa de adversidades, como fragilidade, falta de autonomia e debilitação da saúde, ao envelhecimento, fortalecendo assim crenças improcedentes. Tal ideia pode ser respaldada na frase "o preconceito é opinião sem conhecimento." do Filósofo francês Voltaire, a qual reflete sobre a naturalização do desconhecimento que de contrapartida gera a discriminação.
Pontua-se, consequentemente, que o subproduto da ignorância contra a pessoa idosa é a violência. Isso acontece a medida que a população mais velha, não só é negligenciada e considerada um estorvo, mas também violentada de inúmeras formas pelos responsáveis em zelar por seu bem-estar. Prova disso, é que segundo O Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos (MMFDH), 87% dos casos de violência contra o idoso ocorre na sua residência e os autores desse crime são, na maioria das vezes, seus cuidadores.
Fica claro, portanto, a necessidade de reverter o quadro de preconceito e violência contra o idoso no Brasil. Para isso, o Ministério Público deve promover ações que visem alertar a comunidade sobre a discriminação contra os mais velhos, através de propagandas, palestras e debates que influenciem na naturalização do envelhecer, além de viabilizar e facilitar as denúncias de abusos e agressões contra essa parte da população, a fim de que se tenha uma sociedade mais igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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