Avatar do usuário
Por nicomet4l
Quantidade de postagens
#122220
O conceito de cidadania, que remonta às antigas Polis Gregas, relaciona-se com o conjunto de direitos e deveres que um indivíduo goza ao pertencer a determinado Estado. Lamentavelmente, ainda hoje, diversos brasileiros vivem uma situação de invisibilidade social, ao não serem registrados, dificultando o acesso à plena cidadania por parte desse grupo. Dessa forma, é imprescindível um debate acerca dessa problemática existente no Brasil, tendo em vista suas causas de ordem estatal e social.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de ações do estado para combater o número de pessoas que não possuem sua certidão de nascimento e, por isso, não são reconhecidas como cidadãs brasileiros. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a inclusão social, que infelizmente é evidente no país.

Faz-se necessário, ainda, salientar a omissão social diante dessa realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria da "Banalidade do Mal", sustenta que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob esse viés, é notório a incidência do pensamento de Arendt na situação da população invisibilizada, já que a maioria da sociedade enxerga o apagamento dessa minoria como algo banal e de pouca importância, com escassas discussões acerca desse tema no cotidiano. Com isso, há pouca pressão social no governo para mudança desse paradigma e, seguindo a linha filosófica de Arendt, verifica-se a banalização do mal sofrido por esses cidadãos.

Torna-se nítido, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Dessa forma, é imprescindível que o Estado — haja vista sua função principal de visar ao bem coletivo — priorize a emissão do registro civil daqueles que ainda não o possuem. Isso pode ocorrer por meio de ações comunitárias que aconteceriam em espaços, como praças e colégios, em parceria com prefeituras, a fim de tornar acessível a retirada da documentação e, com isso, o exercício da cidadania. Ademais, a mídia deve estimular o debate consciente sobre o tema, para sensibilizar e informar a população. Somente assim, a invisibilidade de diversos brasileiros deixará de ser uma realidade e o combate à desigualdade finalmente será adequado, concretizando o ideal afirmado por John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
73 Exibições
por Juliacds13
0 Respostas 
83 Exibições
por Jodira
0 Respostas 
78 Exibições
por Abshcvd
0 Respostas 
78 Exibições
por 497772303
ENEM 2021: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL
por LuizGustavo7    - In: Outros temas
5 Respostas 
231 Exibições
por Marlonnluis
1 Respostas 
83 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
53 Exibições
por EllieW
1 Respostas 
32 Exibições
por laradesk
0 Respostas 
92 Exibições
por rfelipeneto
As barreiras que enfrentei em 2021
por Ja300795    - In: Outros temas
0 Respostas 
84 Exibições
por Ja300795

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM