Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade. Nesse sentido, observamos a má distribuição nas áreas sociais, culturais, saúde e na educação, havendo conseqüentemente o aumento da pobreza, das comunidades e criminalidade. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contratualista Jonh Locke, configura-se como uma violação do “ contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de diretos indispensáveis, como a educação, alimentação, moradia e segurança, que infelizmente é evidente no país.
Além disso, é fundamental apontar a fome e abandono de pessoas em situações precárias, com a existência da diferença econômica que existe, como impulsionador da desigualdade social no Brasil. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) o Brasil está em oitavo lugar de desigualdade no mundo. Diante de tal exposto as causas são inúmeras e a falta de trabalho tem aumentado as situações ruins de vida das pessoas e aumentado as mortalidades de crianças por não terem como se alimentar ou até mesmo de doenças pelo fato de onde moram. Logo é inadmissível que esse cenário continue a durar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo por imediato dê mais oportunidades de empregos as pessoas, ajude as comunidades com cestas básicas e melhore a educação pública para que todos cresçam pensando em um futuro melhor. A fim de erradicar a desigualdade que nunca deveria ter existido e sempre fazerem o melhor para o Brasil e as famílias que nele abita. Assim se consolidará uma sociedade mais tolerante e organizada, ponde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Podem corrigir, por favor
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada