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#38596
A problemática envolvendo a mobilidade urbana vem ficando cada vez mais evidente no Brasil. Mais impactante nas cidades mais populosas do país, fazendo o trânsito perdurar por horas, o problema tem como causa o excesso de carros sendo utilizados e a falta de investimento e preocupação do governo em relação a outros meios de locomoção.

Segundo o Observatório das Metrópoles, o número de veículos nas cidades grandes do Brasil teve um crescimento médio de 77% nos últimos 10 anos. Sabendo disso, fica notável que o número de automóveis circulantes só tende a crescer com o passar dos anos, o que prejudica a eficiência da mobilidade social ao deixar o trânsito maior e, consequentemente, mais demorado.

Ademais, o descaso do governo em relação a meios de locomoção alternativos também é um forte fator. Tal fato é facilmente comprovado ao notar o estado do transporte público no Brasil, presente em apenas 38% dos Municípios do país - segundo dados do IBGE.
Em razão disso, o carro acaba se tornando o meio de transporte mais utilizado nas cidades sem rede de ônibus, dobrando o número de veículos circulando pelas ruas.

Portanto, medidas do Estado são necessárias para amenizar o problema. O Poder Público, então, deve criar a campanha "por menos trânsito", em que, por meio de propagandas na TV, as pessoas serão informadas sobre os benefícios de se usar outros meios de transporte que não o carro (como bicicletas, por exemplo) para se locomoverem. Além disso, o Estado deverá também investir fortemente na qualidade e quantidade do transporte público pelo Brasil. Assim, com o passar dos anos, os desafios da mobilidade urbana no país serão devidamente superados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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