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#54726
A Constituição Federal de 1988, documento mais importante do país, menciona em seu artigo 6° o direito à educação como inerente a todos os cidadãos brasileiros. Contanto, o determinado não faz total presença no Brasil, explica-se tal fato observando a esfera pedagógica destinada aos deficientes auditivos. Isso pois, nem sempre há profissionais instruídos as especificidades, como a experiência com a linguagem de sinais. Mediante ao exposto, faz-se necessária a análise e modificação do sistema educacional no Brasil.

Segundo a tese do filósofo contratualista John Locke, é dever do Estado garantir a educação, direito próprio, a todas as pessoas. Estudando os desafios encontrados na trajetória do ensino para os surdos, é possível afirmar que o contrato social, previsto por Locke, não cumpre suas obrigações, já que existe falta de conhecimento da linguagem de sinais e consequentemente, a privação de acessibilidade.

Além disso, o preconceito e a discriminação permanecem, infelizmente. Um exemplo disso está no âmbito trabalhista, onde alguns estabelecimentos deixam de assinar contrato só pelo procurador possuir algum tipo de deficiência física, deixando de lado a igualdade como seres humanos. Coloco aqui a citação do pensador Sebastião Travassos, ‘’A deficiência não está no corpo, mas, na alma do preconceituoso’’. O preconceito é um grande empecilho que deve ser analisado internamente, visando a dignidade do próximo como ser vivo, e que também se torna um obstáculo no alcanço de uma sociedade harmônica.

Em utilização das palavras externadas, entende-se que é incumbida ao Estado a revisão e alteração do sistema de formação educacional, com o Ministério da Educação, por meio da colocação essencial do ensino e aprendizado da linguagem de sinais. Junto disso, é importante a inserção de práticas que confiram a integração social, como eventos e palestras para ampliação do conhecimento externo sobre as dificuldades encontradas, pelos surdos, no Brasil. Para que, com a contribuição de todos os brasileiros, o viver passe a ser sereno, inteiramente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Achei ótima a sua redação, mu[…]

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