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"Saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos". O excerto retirado do poema "Tabacaria", de Fernando Pessoa, faz alusão à uma suposta liberdade proporcionada pelo uso do tabaco, entretanto este vício desencadeia sérias consequências tanto aos fumantes quanto aos não-fumantes, afetando a sociedade de um modo geral.
A Nicotiana Tabacum é uma planta cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos que têm como princípio ativo a nicotina, substância que causa dependência. Outrossim, o tabaco esta relacionado ao desenvolvimento de dezenas de doenças, entre elas a leucemia mielóide aguda, câncer de esôfago, câncer de pulmão e câncer de fígado.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, o tabaco é responsável por 8 milhões de mortes ao ano, sendo que 1,2 milhão resulta da exposição de não-fumantes ao fumo passivo.
Apesar dos malefícios supracitados, o tabagismo é a maior causa de morte evitável em todo o mundo, devido à associação do cigarro à liberdade e elegância, presentes nas antigas propagandas do produto, não mais permitidas. Ainda hoje, aos olhos dos mais jovens, o cigarro incita satisfação e oportunidade de sucesso social.
A partir desse ideário, é dever do Ministério da Saúde ampliar o apoio gratuito de profissionais em medicina, psicologia e assistência social nas escolas e postos de saúde, para assim garantir a informação à todos e apoio aos que desejam deixar o vício. Apenas assim, o número de mortes causadas pelo tabaco irá aplacar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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