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Por NataliaSB11
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A mobilidade urbana, no momento atual, é um empecilho para a sustentabilidade no Brasil. Na década de 50, por exemplo, o número de carros circulando nas ruas era muito menor, logo, o impacto ambiental era pouco. Atualmente, engarrafamentos e emissões de carbono à atmosfera são recorrentes, destacando a importância de estabelecer uma translocação sustentável. Sendo assim, faz-se imprescindível discutir as causas da problemática: a escassez de investimento em rodovias e a falta de flexibilidade do transporte público.
É necessário abordar, inicialmente, que a escassez de investimentos em rodovias alavanca os desafios da utilização de transportes mais sustentáveis, como os ônibus e bicicletas. Desse modo, grande parte da população acaba por utilizar o carro para levar os filhos à escola ou ir trabalhar. Consequentemente, engarrafamentos são formados e gases poluentes são lançados no ar.
Ademais, a falta de maleabilidade das rotas de ônibus impulsiona as dificuldades que a sociedade enfrenta ao tentar usufruir de um meio de transporte mais “limpo”. Ao ter rotas fixas e, que não alcançam todas as ruas brasileiras, o coletivo fica de escanteio como opção de transporte à vista do cidadão. Portanto, atitudes são fundamentais para atenuar a questão.
Logo, com o fito de elidir os desafios da mobilidade urbana sustentável, cabe ao Governo Federal, no papel do Ministério da Infraestrutura, investir no transporte rodoviário e flexibilizá-lo, por meio de compra de veículos e criação de novas rotas, estas devem ser criadas observando as necessidades específicas de cada estado. Espera-se, com essas ações, que a população brasileira polua menos o meio ambiente e o bem-estar de todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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