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#49965
Na série americana Grey's Anatomy, retratada em um hospital privado, percebe-se em um de seus episódios a grande dificuldade para a realização de um transplante de órgãos. Fora da ficção a realidade não difere da aludida, uma vez que, os desafios para a realização do transplante são os mesmos. Nesse contexto evidencia -se que a falta de infraestrutura e a recusa das famílias é algo muito problemático.
Em primeira análise, destaca-se, que a falta de infraestrutura é responsável pela complexidade do problema. Dessa forma é importante destacar que, o Sus é o principal sistema de doação de órgãos no Brasil, mesmo não possuindo profissionais qualificados para esse tipo de procedimento e nem meios de transportes para o deslocamento dos órgãos, cerca de 96% dos procedimentos são custeados por ele. Nessa perspectiva, pode- se observar que o Sus por mais que não tenha tanta infraestrutura assim, é o grande responsável por salvar vidas.
Ademais, a recusa das famílias também tem grande influência. De acordo com a associação brasileira de transplante de órgãos, a ABTO, atualmente no Brasil a cada 100 famílias 43 se recusa a fazer a doação, por ser um momento muito delicado as famílias acabam sem saber o que fazer em relação a isso, o que acaba contribuindo para que isso aconteça.
É evidente, portanto, que tais medidas precisam ser adotadas para amenizar esse quadro. Para acabar com esses desafios urge que ministério da saúde, crie por meios de campanhas educativas, debates e conversas com a finalidade de incentivar a doação e a qualificação profissional, só assim o quadro atual poderá ser amenizado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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