Em primeira análise, é crucial explorar o efeito da falta de debates como um dos influenciadores desse entrave. Em consonância com tal fato, a população vem sendo passiva em relação à doação de órgãos, pouco discute sobre essa temática; consequentemente, isso irá dificultar o reconhecimento social acerca da importância deste assunto e colocará em risco a vida de pessoas que estão na fila de espera para receber algum órgão. Logo, esse posicionamento social deve ser mitigado.
Em segunda análise, é evidente que as famílias pouco colaboram para a solução do reverso. Sob esse ponto de vista, a rejeição da família a essa prática que salva vidas é, muitas vezes, resultado da falta de conhecimento, de não compreenderem que esse ato mudaria a vida de alguém para melhor, o que acarretará na interrupção do sonho de viver dos brasileiros que foram vítimas da negação dos familiares. Esse quadro preocupante precisa ser superado.
Portanto, para reverter a falta de debates e a rejeição das famílias, é necessário que as escolas proponham debates sobre os desafios para a doação de órgãos no Brasil, por meio de atividades extracurriculares, como palestras, que tratem com urgência essa questão. Além disso, o governo deve destinar verbas aos hospitais a fim de ter melhores equipamentos e excelentes profissionais para a realização desse procedimento. Com todas essas ações, a coletividade terá a dignidade garantida pela Declaração Universal dos Direitos
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.