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Por Sabina
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#121036
A constituição Federal de 1988, prevê o direito à saúde para todos. No entanto, o que deveria ser seguido pela sociedade brasileira não materializa-se, muitas vezes, na doação de órgãos. Nessa expectativa, note-se que há barreiras que dificultam essa ação. Sob esse aspecto, dois fatores não podem ser negligenciados: a baixa quantidade de doadores e a recusa familiar.

Em primeira análise, é importante ressaltar que a baixa quantidade de doadores dificulta a doação de órgãos. Isso, acontece porque, a maioria das pessoas não estão dispostas em fazer essa procedimento Nesse sentido, segundo a associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, ABTO, o número de doações caiu em 26% no primeiro trimestre de 2021. Desse modo, é evidente que a falta de doadores faz com que muitas pessoas fiquem na fila de espera, levando o agravamento do paciente ocasionando a morte.

Ademais, vale destacar que a recusa familiar é um impedimento para a doação de órgãos. A vista disso, a maiorias das famílias não concorda com a doação do órgão do seu familiar que já morreu. Nesse contexto, de acordo com sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Dessa forma, fica claro que a recusa familiar prejudica as pessoas que necessitam de doação de órgão.

Portanto, medidas são necessárias para estimular a doação de órgãos. Para isso, o ministério da saúde deve promover campanhas por meios de comunicação como na Internet e na televisão a fim de incentivar as pessoas à conversaram com seus familiares sobre a importância da doação de órgão que é primordial para o bem estar das pessoas que necessitam de transplante
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por gabrielromao
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#121039
seu texto possui alguns erros de português que dificultam a leitura, mas não são muitos. Contudo, tome cuidado.
seu D1 está um pouco confuso meio desconexo do assunto e recorte. Mas vi que conhece a estrutura do ENEM e seus conectivos muito bons. Parabéns, só se atente a alguns erros e sua redação ficará melhor ainda
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