A primeira diz respeito ao desdobrado avanço da ineficiência governamental, visto que a sua natureza material contraditória se reverbera como manifestação derivadas e cada vez mais velozes transformações do mundo contemporâneo. Com efeito, à medida que o devir histórico segue o seu curso, se percebe que a uma negligência governamental com escasso de investimentos para a conscientização da coleta de órgãos, isto é, acarretando uma população brasileira desinformada. Paralelamente a isso, é notória uma comunidade sem apoio básico e resistente a autorização para a doação. De acordo com dados divulgados pela ABTO, entre 4 famílias, 2 fazem autorizam o transplante dos órgãos.
Além disso, uma segunda determinação, se refere a insuficiência legislativa. Isto porque, de acordo, com a constituição federal de 1988 no seu artigo 1, assegura a retirada dos órgãos. Porém, é notório a inoperância do Estado na proteção e segurança da transfusão dos órgãos. Com isso, a falta de empatia e desigualdade nas filas hospitalares do SUS desencadeia o medo nos familiares para autorização, nesse contexto, é evidenciado o desperdício de órgãos que poderia ser utilizados. Desse modo, para que as contrariedades descritas sejam amenizadas, a democracia, assim como sugere Carlos Nelson Coutinho, deve ser pensada e realizada a partir da igualdade substantiva. Para tanto, uma das alternativas viáveis é o cumprimento do artigo 211 da Constituição Federal, que trata do regime de colaboração.
Destarte, os pressupostos teóricos de Bakhtin, embora não prescindam de mediações, favorecem a compreensão acerca dos desafios associados ampliação a informação para a doação de órgãos. Além disso, indicam já que se sustentam na sócio-historicidade, a possibilidade de se contornar os desafios supracitados. Diante disso, uma das possibilidades mais aparentes diz respeito à atuação dos governos, voltada à construção e efetivação de leis que garantam a fiscalização de unidades de saúde para garantir a igualdade a todo e qualquer cidadão brasileiro, a efetiva das ações midiáticas, a fim de, promover campanhas de conscientização segura para a doação dos órgãos e também acrescenta-se a necessidade de mobilização pelo ministério da saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.