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#39613
A Constituição Federal, prolongada em 1988,prevê a todo cidadão o pleno acesso á saúde e ao bem estar social. No Brasil, entretanto a baixa qualidade da alimentação e a falta de acompanhamento médico tem se tornado um agravante para se combater a obesidade infantil. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse perigoso fenômeno.
Inicialmente, podemos destacar a desigualdade de classes como principal motivador para aumento de crianças com sobrepesos. Segundo, o sociólogo e economista Max Weber ás classes sociais estão ligadas ao privilégios e prestígios, sendo uma forma de estatização social, ou seja, pessoas mais ricas possuem acesso facilitado a uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas assim como profissionais especializados da área. Dessa forma, possuem menor chance de serem diagnosticadas com esse distúrbios do que os menos favorecidos.
Além disso, cabe ressaltar que a ausência de qualidade de vida acaba ocasionando uma série de consequências para crianças acima do peso pois elas possuem mais riscos de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares entre outros males. Esse contexto, pode ser comprovado com os dados divulgados pelo ministério da saúde que demonstra que cerca de um a cada três crianças está com excesso de peso e 8,4% dos adolescentes obesos. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer esse desafio e debater possíveis ações para alterar esse cenário.
Portanto, considerando as preocupações da Constituição Federal a respeito da saúde e bem estar social da sociedade, o ministério da saúde com o objetivo de combater e prevenir a obesidade infanto juvenil por meio de um projeto de lei entregue á câmara poderia incentivar que escolas com o apoio dos familiares desenvolvam práticas de controle a doença. Com a finalidade, de que os jovens e as crianças sejam educadas sobre a importância dos cuidados que se deve ter para que esse impasse venha ser diminuído.
@EduardoPedro@Ashiley @Anna1 @Severino vocês poderiam corrigir a minha redação por favor
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#40992
@Maressa12

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Demais observações

Introdução
A Constituição Federal, prolongada promulgada em 1988,prevê a todo cidadão o pleno acesso á à saúde e ao bem estar social. No Brasil, entretanto a baixa qualidade da alimentação e a falta de acompanhamento médico tem se tornado um agravante para se combater a obesidade infantil. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse perigoso fenômeno.
Sua intro faltou você fazer uma melhor problematização, não só indo direto pra tese, entende? Obs: evite usar primeira pessoa, como "analisarmos", pois o ENEM quer impessoalidade.

Desenvolvimento 1
Inicialmente, podemos destacar a desigualdade de classes como principal motivador para aumento de crianças com sobrepesos. Segundo, o sociólogo e economista Max Weber ás as classes sociais estão ligadas ao privilégios e prestígios, sendo uma forma de estatização social, ou seja, pessoas mais ricas possuem acesso facilitado a uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas assim como profissionais especializados da área. Dessa forma, possuem menor chance de serem diagnosticadas com esse distúrbios do que os menos favorecidos.
Bom desenvolvimento, bem organizado e argumentativo. Além disso, fez bom uso de conectivos!

Desenvolvimento 2
Além disso, cabe ressaltar que a ausência de qualidade de vida acaba ocasionando uma série de consequências para crianças acima do peso pois elas possuem mais riscos de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares entre outros males. Esse contexto, pode ser comprovado com os dados divulgados pelo mMinistério da sSaúde que demonstra que cerca de um a cada três crianças está com excesso de peso e 8,4% dos adolescentes obesos. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer esse desafio e debater possíveis ações para alterar esse cenário.
Seu tópico frasal ficou muito longo, faça mais curto. De resto, bom parágrafo.

Conclusão
Portanto, considerando as preocupações da Constituição Federal a respeito da saúde e bem estar social da sociedade, o mMinistério da sSaúde (agente) com o objetivo de combater e prevenir a obesidade infanto juvenil (efeito/finalidade) por meio de um projeto de lei entregue á à câmara poderia incentivar que escolas com o apoio dos familiares desenvolvam práticas de controle a doença (meio/modo + ação). (Truncamento) Com a finalidade, de que os jovens e as crianças sejam educadas sobre a importância dos cuidados que se deve ter para que esse impasse venha ser diminuído (efeito/finalidade).
Sua proposta de intervenção está incompleta, falta o detalhamento. 160 na C5!

Espero ter ajudado, bons estudos!
#41661
CORREÇÃO DE REDAÇÃO

TEMA: DESAFIO PARA COMBATER A OBESSIDADE INFANTIL
Por: @Maressa12

:arrow: INTRODUÇÃO

"A Constituição Federal, prolongada(1) em 1988, prevê a todo cidadão o pleno acesso á(2) saúde e ao bem estar(3) social. No Brasil, entretanto(4) a baixa qualidade da alimentação e a falta de acompanhamento médico tem se** tornado um agravante para se** combater a obesidade infantil. Nesse sentido, convém analisarmos(5) as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse perigoso fenômeno."

** cuidado com as repetições **
(1) Creio que você quis dizer "promulgada".
(2) O correto é "à".
(3) O correto é "bem-estar".
(4) Faltou uma vírgula aqui.
(5) Não está errado, mas recomendo fortemente que você não utilize 1ª pessoa.


Comentários: O seu parágrafo está estruturalmente bom, você apresentou um ótimo repertório e contextualizou bem. Porém, faço uma ressalva acerca do seu último período: coloque exatamente quais são os seus argumentos (que, pelo que eu percebi, são a desigualdade de classes e as doenças como consequências) e não precisa colocar o "argumento" da conclusão.
#41666
:arrow: DESENVOLVIMENTOS

"Inicialmente, podemos(1) destacar a desigualdade de classes** como principal motivador(2) para aumento de crianças com sobrepesos(3). Segundo,(4) o sociólogo e economista Max Weber(5) ás(6) classes** sociais** estão ligadas ao(7) privilégios e prestígios, sendo uma forma de estatização social**, ou seja, pessoas mais ricas** possuem** acesso facilitado a uma alimentação rica** em nutrientes e vitaminas assim como profissionais especializados da área. Dessa forma, possuem** menor chance de serem diagnosticadas com esse(8) distúrbios do que os menos favorecidos."

** cuidado com as repetições **
(1) Evite utilizar 1ª pessoa.
(2) "[...] a desigualdade de classes como principal motivadora".
(3) O correto é "sobrepeso".
(4) Vírgula incorreta.
(5) Faltou uma vírgula aqui.
(6) Não tem crase.
(7) O correto é "aos".
(8) O correto é "esses".


Comentários: A sua argumentação está convincente, só não achei legal você juntar o repertório com a argumentação (ficou um pouco confuso). Além disso, você poderia ter aprofundado um pouco mais, por que as pessoas mais ricas possuem acesso facilitado a alimentos ricos em nutrientes? Esses alimentos são mais caros? Faltou esclarecer isso.


"Além disso, cabe ressaltar que a ausência de** qualidade de** vida acaba ocasionando uma série de** consequências para crianças acima do peso(1) pois elas possuem mais riscos de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares entre outros males. Esse contexto,(2) pode ser comprovado com os dados divulgados pelo ministério da saúde(3) que** demonstra(4) que** cerca de um(5) a cada três crianças está com excesso de peso e 8,4% dos adolescentes obesos. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer esse desafio e debater possíveis ações para alterar esse cenário."

---- Cadê o tópico frasal?

(1) Faltou uma vírgula aqui.
(2) Vírgula incorreta.
(3) Escreva com letra maiúscula (Ministério da Saúde).
(4) O correto é "demonstram".
(5) O correto é "uma".


Comentários: Cadê a sua argumentação? Você diz que tem muitas crianças e adolescentes obesos e que isso pode causar doenças, certo? Mas por que pode causar doenças? Eu sei que é óbvio, mas você tinha que dizer o porquê para não ficar nenhuma lacuna. Além disso, recomendo fortemente que você não fique listando coisas na sua redação, como você fez no primeiro período com as doenças("diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares entre outros males"), pois isso torna o seu texto EXPOSITIVO demais.
#41668
:arrow: CONCLUSÃO

" Portanto, considerando as preocupações da Constituição Federal a respeito da saúde e bem estar(1) social da sociedade, o ministério da saúde(2)(3) com o objetivo de combater e prevenir a obesidade infanto juvenil(4) por meio de um projeto de lei entregue á(5) câmara poderia(6) incentivar que escolas com o apoio dos familiares desenvolvam práticas de controle a(7) doença. (8)Com a finalidade,(9) de que os jovens e as crianças sejam educadas sobre a importância dos cuidados que se deve ter para que esse impasse venha ser diminuído."

(1) O correto é "bem-estar".
(2) Letra maiúscula.
(3) Faltou uma vírgula aqui.
(4) Faltou uma vírgula aqui.
(5) O correto é "à".
(6) Recomendo que não utilize verbos no futuro do pretérito (deveria, poderia, etc), não cai bem. É melhor utilizar verbos no presente.
(7) Aqui tem crase.
(8) Faltou um conectivo.
(9) Vírgula desnecessária.


"Portanto, considerando as preocupações da Constituição Federal a respeito da saúde e bem estar social da sociedade, o ministério da saúde(AGENTE) com o objetivo de combater e prevenir a obesidade infanto juvenil(FINALIDADE) por meio de um projeto de lei entregue á câmara(MEIO) poderia incentivar que** escolas com o apoio dos familiares desenvolvam práticas de controle a doença(AÇÃO). Com a finalidade, de que** os jovens e as crianças sejam educadas sobre a importância dos cuidados que** se deve ter para que** esse impasse venha ser diminuído(DETALHAMENTO DA FINALIDADE)."

Comentários: A sua proposta está estruturalmente completa, mas está bastante desorganizada e um pouco vaga. Como seria esse projeto de lei? Como seria esse incentivo? Isso realmente irá resolver o problema?

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GlendaMorais , poderia corrigir, por favor?

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