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Por Elizama08
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Manoel de Barros, um poeta pós-modernista desenvolveu em uma das suas obras "A teologia do traste", com o princípio de dar valor a situações frequentemente desprezadas ou esquecidas. Seguindo a lógica barrosiana, faz-se necessário, portanto, valorizar o combate ao preconceito linguístico no Brasil, ainda que em razão da inoperância estatal e da base educacional lacunar essa questão não seja definitivamente considerada. Nesse revés, uma conduta do Estado, é indubitável para mitigar os males dessa adversidade.

Nesse sentido, é imperativo ressaltar como o Estado se posiciona diante desse entrave. Isso, porque como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidadão de papel", a legislação brasileira é inoperante, visto que, embora aparente ser completa na teoria, diversas vezes não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para o combate ao preconceito linguístico, que perdura no país e se faz presente nos âmbitos educacionais, sociais e regionais, ainda que a Constituição Cidadã garanta, entre tantos direitos, o direito ao respeito às diferenças. Dessa forma, infere-se que nem mesmo o princípio jurídico conseguiu garantir e combater a essa categoria de intolerância neste século evidente, ao vigorar o menosprezo e a ignorância de quem não reconhece o diferente.

Ademais, a manutenção da mentalidade egoísta e excludente fortalecida pelos ideais de desprezos são, hodiernamente, atributos de valor que sustentam esse tipo de prejulgamento, sujeitando as pessoas e causando-lhes prejuízos emocionais e físicos, pois elas não usufruem do acesso justo e cultural dignamente merecido. Segundo o filósofo Byung Chul-Han, o século XXI é denominado "sociedade do desempenho", na qual a individualidade é extremada em detrimento do altruísmo. Nesse panorama, o indivíduo em si não consegue enxergar os seres humanos que os circundam. Desse modo, o Estado, inserido nessa lógica, submerso em sua bolha de poder não atribui a esse impasse a significância cabida.

Logo, medidas exequíveis são essenciais para conter o avanço dessa mazela na sociedade brasileira. Assim, o Governo Federal por meio do Ministério da Educação deve abrir espaços nas escolas para a pauta da diversidade linguística, promovendo também nos meios midiáticos palestras com o intuito de amenizar esse preconceito erguido, conscientizando a sociedade dessa prática. Por isso, tal como para o poeta, as situações ínfimas não serão meros meios, mas os fins.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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