Avatar do usuário
Por layane46633
Quantidade de postagens
#115379
O filósofo brasileiro Raimundo Texeira Mendes, em 1889 adaptou o lema positivista " Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação, que no contexto hodierno enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentávelmente, entre eles, o desafio de combater o preconceito linguístico no Brasil, representa uma antítese à màxima do simbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lástimavel panorama é calcado na inoperância estatal, e tem como consequência o aumento do preconceito por xenofobia e a dificuldade/exclusão social e profissional.
De inicío, há de se constar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incubência do estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades contudo vão de encontro com as ideias de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a exclusão social, causada pelo preconceito ao dialeto ou sotaque diferente, além da dificuldade de conseguir emprego, especialmente se requerer comunicação formal. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar
por um viés individualista, e visar a um retorno imediato de capital político, negligência a conservação dos direitos sociais indispensáveis, como o direito à diferença, a igualdade e a educação. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua o preconceito linguístico no Brasil.
Por conseguínte, engendra-se que a margem da população geralmente não busca usufruir totalmente dos seus direitos, tal como, a diferença e educação. Posto isso, de acordo com o G1, “30% dos brasileiros alegam ter sofrido preconceito linguístico”, pois não possuem acesso à uma educação escolar benéfica. Diante de tal exposto, os cidadãos com menor nível de escolaridade e pouco acesso à cultura, acabam oprimindos. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende- de portanto, que é mister a atuação governamental no preconceito linguístico. Assim, afim de garantir uma sociedade livre de preconceitos, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério da Cultura e da Educação, por meio do direcionamento de verbas governamentais, criar campanhas que promovam a tolerância e conscientização a respeito das diferenças linguísticas, podendo educar os cidadãos. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
107 Exibições
por Elizama08
0 Respostas 
76 Exibições
por stevnwz
0 Respostas 
62 Exibições
por layane46633
0 Respostas 
96 Exibições
por emillyborba
0 Respostas 
55 Exibições
por Malison
2 Respostas 
97 Exibições
por Domine
0 Respostas 
64 Exibições
por juli0069
0 Respostas 
71 Exibições
por br6kker
0 Respostas 
64 Exibições
por enzofilipi
0 Respostas 
31 Exibições
por Silvathaiz

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM