Em primeira análise, é válido ressaltar que a desigualdade social brasileira se fundamenta em um problema estrutural ocasionado pelo êxodo rural, em que o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos e das regiões metropolitanas favorecem somente as classes média e alta com o acesso ao saneamento básico. Nesse contexto, é notório destacar a célebre frase do ativista norte americano Martin Luther King, em que a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar. De forma análoga, a carência de direitos básicos da população periférica impacta diretamente na saúde das pessoas, já que a exposição para doenças veiculam-se ao contato direto com os esgotos domésticos, sendo que a pandemia do Coivd-19 intensificou essa discrepância, já que a higienização constante das mãos se vê precária nessas comunidades. Por essa razão, para que haja a democratização ao saneamento, será imprescindível que medidas governamentais sejam impostas para reverter tal chaga social.
Em segunda análise, é plausível salientar que a negligência estatal está atrelada ao altíssimo custo que o governo teria ao investir no saneamento básico para toda a população tupiniquim. Nesse cenário, é notável evidenciar a famosa frase do sociólogo Émile Durkheim, em que a sociedade pode ser comparada como um "corpo biológico" por ser, assim como esse, composta por partes que devem interagir para garantir um bom funcionamento. Paralelamente, essa democratização está atrelada ao lucro e à condição financeira da população regional, na qual as empresas estatais direcionam seus serviços para as regiões centrais devido ao ressarcimento garantido que as mesmas terão. Por essa ótica, a melhora no pensamento e nos investimentos imediatos será vital para a mudança dessa temática.
Portanto, é mister que haja a intervenção do Governo com o intuito de ir de encontro a essa problemática. Urge que o Ministério da Saúde - juntamente com as prefeituras - ajudem as comunidades carentes a suprirem seus direitos básicos de subsistência, com projetos de arrecadações de itens alimentícios e higiênicos, com a finalidade de advertir a precariedade nas periferias. É imperativo, ainda, que o Ministério da Infraestrutura - com o intermédio do Ministério da Economia - invistam imediatamente nos materiais para a concretização do acesso ao saneamento básico, contratando os residentes das regiões periféricas, para, finalmente, haver a inclusão dessa parcela da população na sociedade e no posterior desaparecimento de doenças veiculadas a falta de encanamento nas casas. Sob tal viés, só assim o país tornar-se-á mais informado e com melhor rendimento, modificando, para melhor, o enredo da obra "Mito da Caverna".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.