. De início, um olhar para o passado aponta as raízes dessa discussão. Dessarte, no século XX, , as reformas urbanas de Pereira Passos buscavam promover melhorias estruturais e acesso à saúde para os moradores. Entretanto, tais mudanças foram incapazes de abranger todo o território, uma vez que as áreas periféricas não usufruíram desses investimentos, que se restringiam aos centros elitizados. Hodiernamente o reflexo desse cenário encontra-se na falta de alcance a serviços básicos como tratamento de esgoto e fornecimento de água limpa- essenciais para a saúde humana- por moradores de zonas economicamente vulneráveis, dado a manutenção de um sistema elitista que prioriza aqueles de maior poder econômico. Como resultado, essa distribuição desigual de serviços básicos contribui para a manutenção da disparidade social no Brasil, onde bens que deveriam ser de alcance a todos tornam-se restritos à minoria privilegiada . ( **)
Ademais, é necessário apontar a lacuna constitucional envolvida na perpetuação dessa discussão. Nesse panorama, a Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro- prevê o acesso a uma Educação de qualidade que vise o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Entretanto, percebe-se que tal regulamento não é desenvolvido prática, uma vez que a falta de descontentamento e mobilização pública em relação a precariedade do saneamento básico e a baixa qualidade dos recursos hídricos demonstram um desconhecimento da população acerca dos seus direitos e evidencia que o sistema educacional brasileiro falha em cumprir seu papel de conscientizador. Em razão disso , a baixa garantia de infra estruturas básicas que deveriam ser garantidas torna-se um mal estruturado e cria-se um ciclo de alienação em que não há mobilização em prol de mudanças .
Com essas constatações, portanto, modificações precisam ser feitas. Para tanto, é dever do Estado garantir o acesso à serviços essenciais para todas as classes, sendo necessário para isso investir no fortalecimento de políticas de fiscalização de empresas responsáveis pela limpeza e abastecimento de água para a população, com o intuito de assegurar que esses bens sejam devidamente distribuídos em todos os locais . Além disso, é de suma importância que o Ministério da Educação seja responsável por criar campanhas de consciencialização em massa que, através de palestras digitais e postagens visem politizar o público sobre seus direitos bem como orientá-los a exigir que esses sejam compridos, com o muito de assim combater a estruturação dessa problemática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada