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Por szafanb0y
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#117522
Segunda a Constituição Federal de 1988, está previsto na PEC 2/2016, que o acesso ao saneamento básico é um direito garantido a todo cidadão brasileiro. Entretanto, quando se observa no cenário atual, representado por milhares de brasileiros sem água tratada e coleta de esgoto, verifica-se que o Estado precisa tirar a ideia do papel e começar a aplicar na realidade brasileira.

O saneamento básico define-se em um conjunto de atividades fundamentais para ter uma boa qualidade de vida, entre esses serviços estão o tratamento de água, limpeza urbana e a coleta de esgoto. Segundo a CI (Comissão de Serviços de Infraestrutura), cerca de 48% da população não possui acesso a esse direito. A ausência desse recurso vital pode gerar um problema maior para o governo brasileiro - uma crise de saúde pública. Nos três primeiros meses de 2020, foram gastos mais de R$ 16 milhões de reais de internações, essas causadas por um saneamento inadequado ou até mesmo a falta dele. 

Ademais, quando se observa a raiz do problema, se percebe que se trata de um mau direcionamento de renda por parte do Estado brasileiro. Conforme a CNN Brasil, a região Norte abriga os seis municípios com os piores saneamentos do território nacional. Entretanto, o projeto de lei denominado de Marco Legal do Saneamento, que foi aprovado em 2020, tem como meta 99% dos cidadãos brasileiros usufruam de um saneamento básico adequado até em 2033.

Diante dos fatos expostos, podemos concluir que o investimento na infraestrutura é algo vital para resolução do acesso ao saneamento. Além disso, a conscientização em massa da população, que desde entender o problema até mesmo no discernimento para eleger representantes políticos que se preocupam com causa. Dessa forma, o acesso a esse direito tão vital, será algo tangível na vida da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por szafanb0y
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#117524
Por favor, alguém pode corrigir?
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Por Pxvesq
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#117532
Olá [mention]szafanb0y[/mention],

Bom, vamos lá …

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nota: 160

O texto apresenta uma escrita formal adequada, com bom uso da norma culta da língua portuguesa. O autor utiliza vocabulário apropriado e constrói frases e parágrafos de forma coerente e fluída. Há poucos erros gramaticais e o texto apresenta um bom nível de clareza e coesão.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nota: 160

O autor demonstra compreensão da proposta de redação, que trata do acesso ao saneamento básico como direito garantido pela Constituição. O texto desenvolve o tema de maneira consistente, apresentando informações sobre a falta de acesso ao saneamento básico no Brasil e as consequências para a saúde pública. Além disso, há a referência ao Marco Legal do Saneamento e a importância do investimento na infraestrutura.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota: 160

O autor seleciona informações relevantes para sustentar o ponto de vista apresentado, relacionando o direito ao saneamento básico com a falta de acesso e suas consequências para a saúde pública. Além disso, faz referência ao mau direcionamento de recursos e destaca a importância do investimento na infraestrutura. As informações são organizadas de forma coerente e contribuem para a argumentação.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 160

O autor utiliza os mecanismos linguísticos adequados para a construção da argumentação. As ideias são articuladas de forma clara e coesa, com o uso de conectivos que estabelecem relações entre os argumentos. O texto poderia se beneficiar de uma maior diversidade de estratégias argumentativas, como a apresentação de exemplos concretos para ilustrar o problema do acesso ao saneamento básico.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nota: 160

A proposta de intervenção é adequada e está relacionada ao problema do acesso ao saneamento básico. O autor destaca a importância do investimento na infraestrutura e da conscientização da população. No entanto, seria interessante fornecer medidas mais específicas para melhorar o acesso ao saneamento básico, como programas de investimento, parcerias público-privadas ou campanhas de conscientização.



Não identifiquei erros graves no texto. No entanto, algumas sugestões de melhoria seriam:

1. Revisar a pontuação para garantir uma melhor fluidez do texto.
2. Ampliar a diversidade de argumentos, incluindo exemplos e dados estatísticos para embasar ainda mais a argumentação.
3. Desenvolver com mais detalhes a proposta de intervenção, fornecendo medidas específicas e factíveis para resolver o problema do acesso ao saneamento básico.
4- Ampliar ainda mais os seus conectivos.

Ótima redação, Parabéns ;)
1
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Por szafanb0y
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#117537
Pxvesq escreveu:Olá @szafanb0y,

Bom, vamos lá …

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nota: 160

O texto apresenta uma escrita formal adequada, com bom uso da norma culta da língua portuguesa. O autor utiliza vocabulário apropriado e constrói frases e parágrafos de forma coerente e fluída. Há poucos erros gramaticais e o texto apresenta um bom nível de clareza e coesão.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Nota: 160

O autor demonstra compreensão da proposta de redação, que trata do acesso ao saneamento básico como direito garantido pela Constituição. O texto desenvolve o tema de maneira consistente, apresentando informações sobre a falta de acesso ao saneamento básico no Brasil e as consequências para a saúde pública. Além disso, há a referência ao Marco Legal do Saneamento e a importância do investimento na infraestrutura.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota: 160

O autor seleciona informações relevantes para sustentar o ponto de vista apresentado, relacionando o direito ao saneamento básico com a falta de acesso e suas consequências para a saúde pública. Além disso, faz referência ao mau direcionamento de recursos e destaca a importância do investimento na infraestrutura. As informações são organizadas de forma coerente e contribuem para a argumentação.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 160

O autor utiliza os mecanismos linguísticos adequados para a construção da argumentação. As ideias são articuladas de forma clara e coesa, com o uso de conectivos que estabelecem relações entre os argumentos. O texto poderia se beneficiar de uma maior diversidade de estratégias argumentativas, como a apresentação de exemplos concretos para ilustrar o problema do acesso ao saneamento básico.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Nota: 160

A proposta de intervenção é adequada e está relacionada ao problema do acesso ao saneamento básico. O autor destaca a importância do investimento na infraestrutura e da conscientização da população. No entanto, seria interessante fornecer medidas mais específicas para melhorar o acesso ao saneamento básico, como programas de investimento, parcerias público-privadas ou campanhas de conscientização.



Não identifiquei erros graves no texto. No entanto, algumas sugestões de melhoria seriam:

1. Revisar a pontuação para garantir uma melhor fluidez do texto.
2. Ampliar a diversidade de argumentos, incluindo exemplos e dados estatísticos para embasar ainda mais a argumentação.
3. Desenvolver com mais detalhes a proposta de intervenção, fornecendo medidas específicas e factíveis para resolver o problema do acesso ao saneamento básico.
4- Ampliar ainda mais os seus conectivos.

Ótima redação, Parabéns ;)
MUITO OBRIGADOO❤️
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