Previamente, é importante ressaltar a falta de acesso a rede de esgotamento. De acordo com a atual pesquisa do Instituto Trata Brasil, cerca de 100 milhões de brasileiros não dispõem de rede de coleta de esgoto, e 35 milhões não têm acesso a água tratada, somado a isso 240 mil toneladas de resíduos são jogadas em aterros sanitários ou destinos incertos, que acarreta a poluição ambiental, ocasionando doenças, e consequentemente, calamidade pública. Observa-se que um dos maiores problemas da falta de saneamento, não é a distribuição de água para as cidades, e sim a sua redistribuição para a comunidade.
Somado a isso, a desproporção igualitária do saneamento básico entre regiões brasileiras é dados historicamente marcantes. Apesar do país apresentar grande extensão territorial e populacional, isso não deveria ser sinônimo de desigualdade nos âmbitos mais básicos para a vida. A água, principal fonte de sobrevivência do ser vivo, é diretamente afetada por não ser devidamente tratada e preservada. Enquanto cidades mais desenvolvidas, situadas ao sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, apresentam índices de tratamento de esgoto superior a 90% e outras capitais, como Porto Velho e Macapá, apresentam índice médio de 7%, demonstrando assimetria social nesse quesito.
Portanto, para combater os problemas enfrentados pela falta de acesso a rede de esgoto e a água tratada e a desigualdade regional desenvolvidas no território brasileiro é necessário que o governo nacional, a exemplo de Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Secretaria Nacional de Saneamento, promova suas obrigações perante a esse fato por meio de práticas que disponibilizam o fornecimento do saneamento básico para toda população. Amenizando o impacto ambiental, bem como doenças e outras tragédias causadas pela problemática. Desse modo, os brasileiros viverão o direito garantido pela constituição, finalmente, como realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada