Nessa conjuntura, cabe enfatizar que o tratamento de esgoto é essencial para a vida humana com qualidade. Dessa forma, segundo o jornal G1, no ano de 2022, 4 em cada 10 internações ocorridas no Sistema Único de Saúde (SUS), poderiam ter sido evitadas caso população, em sua totalidade, tivesse acesso à água tratada. Assim, é indubitável a urgência do saneamento básico como o objetivo principal na União, posto que diante da reportagem, a melhoria da qualidade de vida para todos é inadiável.
Ademais, a incúria do poder público, inegavelmente, corrobora para o atrasamento do panorama almejado. Sobretudo porque, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à água higienizada para os cidadãos. Entretanto, a realidade difere, dado que conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5 em cada 10 brasilienses não usufruem dessa garantia legal. Desse modo, percebe-se que a inércia do Estado diante a generalização do tratamento de esgoto precisa ser revertida para a resolução do problema legitimado.
Portanto, medidas estratégicas urgem ser tomadas. Nesse viés, cabe ao Governo Federal, juntamente ao Ministério da Educação (MEC), por meio da implementação de oficinas de educação ambiental nas escolas de ensino médio, ministradas por professores de biologia, trazer os alunos e seus responsáveis para dissertarem sobre a importância do saneamento básico para um melhor bem-estar entre indivíduos de uma mesma sociedade. Como efeito, no país, os envolvidos serão os dirigentes por cobrar a mudança do cenário hodierno, de modo a aproximar a nação da manifestação de Antônio Gueterres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.